DEZ MANDAMENTOS
Dez Mandamentos mais do que importantes, para os que praticam o Turismo de Aventura, antes e durante a viagem:

  • Peça referências e confira se a empresa que oferece o serviço está formalizada e se tem alvará de funcionamento

  • Verifique se a empresa oferece seguro que cubra atividades de aventura e natureza

  • Veja se a empresa conhece e aplica as normas técnicas brasileiras para a atividade que oferece. Certifique-se de que a empresa adota o Sistema de Gestão da Segurança implementado, conforme a norma.

  • Utiliza apenas equipamentos que estejam em boas condições de uso

  • Não esqueça: sempre que tirar os pés do chão, esteja de capacete. Sempre que entrar na água, esteja com colete salva-vidas.

  • Na aventura, aja de acordo com as regras ambientais básicas: não faça fogo, não contamine o rio, ande apenas nas trilhas demarcadas, ao produzir lixo, traga-o de volta (carregue sempre sacos plásticos para esse fim, não deixe nada pelo caminho).

  • Confira o estojo de primeiros socorros que a empresa está levando e leve na sua mochila seus próprios remédios específicos.

  • Seja responsável. Conheça seus limites, não coloque em risco sua saúde nem a vida dos outros.

  • Hidrate-se, alimente-se e mantenha-se aquecido. Você é a melhor pessoa para cuidar de você mesmo.


Em tempos de alta do dólar e do euro, viagem de mochileiro pode ser opção

AVENTUREIRO ESPECIAL
Crianças, idosos e portadores de deficiências físicas, dependendo da disposição de cada um e da natureza da atividade, também podem praticar o turismo de aventura, observando cuidados especiais.

CRIANÇAS – Essencial verificar se a operadora de turismo tem equipamentos adequados ao tamanho das crianças, como capacetes pequenos e ajustáveis, coletes no tamanho certo, etc. É recomendável procurar empresas especializadas em atividades projetadas especialmente para o público infantil. O ideal é que a atividade oferecida possa ser praticada simultaneamente pela criança e pelos pais, como o rafting e trekking, por exemplo.

IDOSOS – Dê preferência para empresas que ofereçam diferentes graus de dificuldade nas atividades, como o rafting em trechos de remanso, ou caminhadas em trechos mais fáceis. É fundamental que a empresa tenha experiência com o público mais velho, oferecendo atividades adequadas ao perfil de cada um dos membros da família.

PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
Cada tipo de limitação física exige um procedimento adequado. No caso de paraplégicos, é importante que empresa trabalha com condutores devidamente preparados para acomodar o turista sem machuca-lo. Para os surdos é importante haver o atendimento em libras e condutores que possam estabelecer códigos de comunicação com o cliente. Para os cegos é essencial que o regulamento da operação esteja disponível em braile. Estude o material de divulgação da empresa, como folheteria e site, para saber quais as atividades que se ajustam às condições físicas de cada pessoa. Importante é que todos os serviços – recepção, banheiro, acomodações – estejam adaptados às condições físicas do turista, e não apenas a atividade da qual ele vai participar.


DESTAQUES


Belezas próximas da gente, como Aparados da Serra, na rota do mochileiros

COISAS DO RATO ORELHUDO –SÍMBOLO DOS USA
Um dos símbolos mais marcantes da cultura norte-americana em todo o mundo – pasmem – é o orelhudo rato Mickey Mouse, que apareceu pela primeira vez nos curtas-metragens Plane Crazy e Gallopin Gaucho, ambos de 1927. Apesar disso, a data oficial de seu nascimento é o dia 18 de novembro de 1928, quando Steamboat Willie estreou no Colony Theatre de Nova York. O espetáculo foi escrito e dirigido pelo próprio Walt Disney e foi o primeiro desenho animado a utilizar trilha sonora sincronizada. O rato orelhudo foi chamado primeiramente de Mortimer. Mas a esposa de Walt Disney, Lilian, achava que o primeiro nome era formal demais para o rato exótico. Ficou Mickey.

Em 1928 Walt Disney perdeu o controle dos direitos de uma criação anterior – Oswald, o Coelho – . Procurou então desenvolver rapidamente um personagem que seria um indivíduo, ao invés de um boneco . Ao lado de Ub Iwerks, o único animador que permaneceu com ele, substituiu as longas orelhas caídas do coelho por dois discos negros para fazer a criatura estranha. O rato Mickey já nasceu irregular fisicamente: pés gigantes, cabeça pontuda, mãos gorduchas , pernas e braços finos.

Ao longo dos anos, várias cirurgias plásticas foram modificando as feições e dando maior mobilidade. Mas o tamanho da cabeça aumentou em comparação ao corpo, as pernas ficaram mais curtas e engrossaram um pouco e os olhos ganharam volume.


Quem tem mobilidade reduzida também pode fazer turismo de aventura

O símbolo dos Estados Unidos ganhou nomes próprios conforme o país onde é cultuado: na China é Mio Lao Shu; na Itália, Topolino; na Indonésia Miki Tikus; nas Ilhas Feroe Mikkjal Mus; na Alemanha, Micky Maus; na Suécia Musse Pigg; na Noruega, Mikke Mus; na Finlândia Mikki Hiiri; e na Dinamarca Millel Mus.

VAI FALTAR LENÇO
Comerciantes dos outlets e grandes shoppings de Miami, Orlando e Nova York estão chorando as pitangas: diminuiu em quase 50% a presença dos gastadores turistas brasileiros, que saiam com malões carregados de mercadorias de cada endereço de compras americanos. Vai faltar lenço para tanta lágrima. Porque estão garantidos mais cortes de despesas por aí. Na gangorra da vida, estão em baixa as compras de enxoval de bebê, carrinho para crianças, relógios de luxo, gadgets eletrônicos, roupas estilo cucaracha, comidinhas exóticas nas mercearias de luxo. Até Curitiba sai da rota, nos voos para Miami. Em fevereiro ficou marcada a data do último voo programado pela American Airlines saindo do aeroporto de Afonso Pena para escala em Porto Alegre, tendo como destino final a Flórida.