De barbearia a estúdio de design, lojas do Centro Histórico de Curitiba encontram novos caminhos para fidelizar e atrair clientes. O que uma barbearia, um atelier de design, uma casa de fumo e artesanato e um espaço de bem estar podem ter em comum? Esses estabelecimentos utilizaram estratégias para sobreviver à competição com grandes redes de lojas: criatividade e segmentação.


Inovação constante

Estamos falando da Barbearia Rei Trajano, do Atelier Suiane Maria, da Casa do Fumo e do Bella Vivenda, locais que oferecem serviços bastante específicos e se envolveram em diversas iniciativas para inovar e conquistar novos clientes. Para Suiane, proprietária do atelier de design, um dos grandes segredos é ter produto e espaço diferenciado.O seu espaço fundado em 2010 começou como uma marca de roupas femininas e depois de um tempo foi para novos caminhos, como a estamparia e os souvenirs. Esta adequação de serviços é muito comum para se ajustar à realidade da oferta x demanda. A Casa do Fumo, fundada em 1956, quando era muito comum consumir charutos e fumo, em 1983 começou a atender também o público feminino com o ramo de artesanato.


Olhos atentos nas tendências

Outra estratégia é os estabelecimentos acrescentarem experiências aos seus clientes, como a promoção de cursos e oficinas. Isso é colocado em prática pela Bella Vivenda. O estabelecimento reúne cafeteria com alimentos saudáveis, moda fitness e acessórios femininos, esmalteria, Studio de Pilates e Yoga, estética e maquiagem. Estar de olho nas tendências foi a estratégia adotada por Jorge Fachinello Zelma, que era comerciante de outro segmento e juntou-se ao filho para montar a Barbearia Rei Trajano, que alia serviço masculino com ambiente diferenciado, boa música e cervejas especiais.


União faz a diferença

Além de criatividade, a união também faz a diferença. Os quatro estabelecimentos fazem parte da Rede Empresarial do Centro Histórico, que promove a região economicamente por meio de ações conjuntas, eventos e parcerias. Dentre essas ações estão o Festival de Inverno do Centro Histórico, que já acontece há três anos, e o Centro Histórico Divertido e ações de promoção da melhoria da qualidade do ambiente urbano. Nosso objetivo como Rede é nos unirmos para dar incentivo uns aos outros e formar uma grande cadeia de projetos colaborativos para melhorar a economia da região. E quem ganha com isso também é sempre o cliente, explica Anna Vargas, presidente da Rede.


Curtas

* Filme: Game Change (Virada no jogo) americano dirigido por Jay Roach.  Baseado no livro do mesmo nome, dos jornalistas John Heilemann e Mark Halperin, sobre a eleição presidencial nos Estados Unidos em 2008. A escolha da governadora do Alasca para a vice tem um início promissor, mas suas falhas e limitações começam a surgir ao longo da campanha.
* As coaches Mariana Stachiu e Melissa Camargo Kotovski, da Potencial Desenvolvimento Humano, ministram o curso Desenvolvimento de Liderança e Gestão com Pessoas nos dias 24 e 25 de outubro.  Aprimorar habilidades e competências de liderança tais como influencia, relacionamento interpessoal, comunicação, autoconfiança, feedback e desenvolvimento de equipes. Aberto ao público, será em Curitiba. Mais informações no site www.potencialdh.com.br ou (41) 3342-8511
* Após vários anos atuando na gestão de cantinas em escolas, o casal de empreendedores Marcelo e Sidnéia Pierin criaram um estúdio de gastronomia, onde oferecem uma seleção de doces e salgados artesanais, entregues encomenda para residências, bares, lanchonetes. Doces e tortas alemãs  (banof), empadas, frango xadrez, espaguetes com vários molhos. Mais informações 41-9971-5646


Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar

(Barão de Itararé).


  

 

www.ineam.com.br

 

www.hamiltonfonseca.com.br