Iniciativa da Federação Internacional do Pão, hoje é o Dia Mundial do Pão na Espanha . Com a diminuição do consumo de pães nos últimos anos, os espanhóis comeram 1.576 milhões de quilos de pães durante um ano, o que representa um consumo per capita de 34,8 quilos anuais.

Em contrapartida, a atração do início e do final do dia, ainda é o dourado e crocante pão quentinho, indispensável na mesa para o conforto de sempre. Pablo Neruda escrevia que todos los seres tendrán derecho a la tierra y a la vida, y así será el pan de la mañana, el pan de cada boca, sagrado, consagrado, porque será el produto de la más larga e dura lucha humana.

Há museus sobre o pão em vários pontos do planeta, inclusive no Rio Grande do Sul e São Paulo. Portugal tem destaque em Seia e em Quinta do Marvão, na Serra da Estrela. Afinal são 6 mil anos do pão na história da humanidade. Na Alsácia, França, Gertwiller tem o Museu do Pão destacando os pães de mel e lembrando o Papai Noel do passado e imagens dos Natais tradicionais. O museu fica na região vinícola e Gertwiller tem como especialidade o famoso pain d’épices.

Quem for até Barcelona, uma das cidades mais bonitas da Espanha, vai poder experimentar os melhores pães das padarias artesanais, defensoras da cultura da farinha, do fermento e do tempo de repouso da massa, além do forno de lenha. Anote:

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Seis mil anos do pão na história da humanidade ainda são tradição na Turquia. O pão é feito na hora, mesmo nos restaurantes mais simples

FORN MISTRAL – Especialisatas em croissants, tem os melhores pães da cidade. Abriu em 1879 perto da Plaça Universitat e desde 1977 é dirigida pela família Bertran. Seu maior mérito é o de manter a tradição do passado, seguindo receitas cuidadosamente guardadas, mesmo quando ao seu redor surgiram vários fornos de pães industriais. A padaria tem o endereço perto da Plaça Universitat e na rua Torres , numero 7, onde funciona também uma cafeteria para degustar in loco as boas massas da casa.

BARCELONA-REYKJAVIK – Tem fama de ser a padaria mais cara da cidade, mas a qualidade explica os preços: massa podre, produto ecológico e uma coleção incrível de cereais diferentes. O estilo é nórdico, e os pães seguem a tradição escandinava: são densos, pesados, escuros. Ideais para criar muitos tipos de smörrebröd, barrados com boa manteiga e coroados com peixes em conserva, queijos diversos, salsichas e embutidos defumados. Em endereços em Gràcia, Raval e Born.

ROURA – Clássica entre os clássicos, a padaria Roura é o centro do pão tradicional da terra. Está nas mãos da família Roura há mais de 90 anos – três gerações – e a estética do local guarda as marcas de todas as décadas passadas. Lá não há dúvidas: os pães são feitos todos os dias.


Para que o pão chegue quentinho à mesa, ele é assado no forno de lenha o dia todo

TURRIS – O forno Turris e seu mestre padeiro foram peças fundamentais para fazer ressurgir a cata panana nos últimos anos, com livros, aulas, palestras e provas que instruíram novos adeptos do pão artesanal. Foi um dos artifícios da recuperação do bom nome do pão tradicional e da conscientização sobre a importância do produto na dieta e na cultura gastronômica. Xavier Barriga é a quarta geração de padeiros e por seus pães os barceloneses fazem fila nos vários endereços da cidade.

CRUSTÓ – Parece uma cadeia de padarias, mas não é. Tem só a fachada da panificadora industrial. Faz algumas receitas perfeitas, com aroma simples e ácido, miolo compacto, daqueles pães que aguentam bem vários dias com o mesmo sabor. O público adora o clássico pão bisnaga galega e os pães temperados com mel e nozes, os de centeio com cerejas e amêndoas ou o pão com gotas de chocolate e laranja. Com loja em Barcelona tem endereços em Valência, Sant Cugat e até em Madri.

FORN BALTÁ – A padaria é o orgulho do bairro Sants. Desde que abriu portas em 1934, faz sucesso com a coca adobada e os buñuelos de Cuaresma, além dos pães de todos os dias, como o pão na pedra, o pão rústico e o pão antigo. E os simpáticos pan feoe pan guapo.


Primórdio da pizza italiana, o longo pão recheado é preparado na Turquia como há milênios

FORN BALUARD – No centro de Barcelona tornou-se o lugar do melhor pão da região. Tem filial na rua Provença. Os pães saem do forno de lenha e lembram aqueles pães crocantes das boulangeries francesas. Anna Bellsole é filha, neta e bisneta de padeiros e dirige a fabricação de 25 tipos de pães e assina o livro Pan em casa. Del horno al corazón.

L’OBRADOR DEL MOLI – Tem três endereços em Barcelona. É padaria 100% artesanal, com o forno engastado na parte de trás da vitrine de Manuel de Falla, permitindo ver a elaboração dos pães e a equipe do padeiro Pere Roche. As vitrines em pedra expõem mais de 100 especialidades de pães e doces. São defensores do modo artesanal de trabalhar, de pães que crescem com o fermento caseiro. Fazem degustação de pães do mundo todo e dão aulas para ensinar os métodos artesanais tradicionais. Na Páscoa o grande sucesso são os monas tradicionales mais famosos de Barcelona.