O Londrina tem um time competitivo há mais de 4 anos, foi campeão Paranaense em 2014 e agora o trabalho é premiado com o acesso à Série B. Claudio Tencati, o Alex Fergurson do interior, faz um excelente trabalho desde 2011. Jogou a Série D em 2014, a Série C neste ano e vai jogar a Série B no ano que vem. Ano passado, conquistou o Campeonato Paranaense, conseguiu grandes parceiros e patrocinadores, investe em categorias de base e revela jogadores.

Operário de Ponta Grossa, atual Campeão Paranaense. Ficou muito perto do acesso para a Série C. O Paraná Clube está melhor administrado e uma reestruturação interna pode melhorar o nível do futebol e é o que o torcedor espera há muitos anos. Para o Campeonato Paranaense, de doze clubes na disputa, temos cinco com nível de competição acima da média dos anos anteriores. Nitidamente o futebol paranaense está evoluindo, Os fatos comprovam.

Enquanto isso, os dirigentes de Coritiba e Atlético precisam provocar uma revolução interna, administrando o clube sem dono, sem um deus, sem a imaginar que é só pedir pelo amor de Deus e o torcedor se tornará sócio por conta da herança histórica de seus avós. Precisam acreditar que a imprensa depende disto e não é contra o futebol, somos simplesmente profissionais buscando a informação e ajudamos a fazer crescer o esporte. E se o dirigente esconde a informação, temos a obrigação de saber os motivos pelos quais isso acontece e levar ao torcedor. Caso não façamos isto, aí sim o torcedor vai desconfiar da imprensa. Não podemos nos tornar vaquinhas de presépio, nem mesmo parciais e por isto mesmo pagamos o preço.

O Internacional tem o maior número de sócios no Brasil, porque o Gaúcho é sim apaixonado pelo seu estado e pelo seu clube e também porque todos os anos o time está brigando em alto nível, disputando Libertadores. Não adianta contratar o Walter, sem um meia-cancha de nível, sem um lateral que saiba cruzar. O Alex foi a grande contratação dos últimos tempos do nosso futebol paranaense porque ele mesmo quis jogar no clube que o revelou. O time em que ele jogava era muito fraco e quase caiu para a segundona. Foi uma grande oportunidade que o clube não soube aproveitar.

No mesmo momento em que Londrina e Operário provam evolução, dirigentes da capital se reúnem com desafetos da Federação Carioca e da CBF, criando uma Copa Sul-Minas-Rio, torneio que vai inchar ainda mais o calendário tão reclamado pelos técnicos e jogadores. O falastrão Alexandre Kalil promete um grande patrocinador e muita grana em direitos de tevê. Não estou defendendo a CBF. Vou só lembrar que o Bom Senso FC fez uma planilha tecnicamente elaborada para melhorar o calendário brasileiro, com jogos nacionais de fevereiro até fim de novembro. Férias de 30 dias e pré-temporada de 30 dias. Com uma folga nos meses de junho e julho para os Estaduais, folgas e excursões dos clubes para levantar caixa.
Proposta que nem ao menos foi ouvida, ninguém das federações deu crédito. Por que será? Será que alguém quer se tornar herói do futebol? O falastrão é mais convincente? Eu prefiro jogar contra Londrina e Operário do que Chapecoense, Figueirense e América Mineiro. Mas o Kalil prometeu milhões em patrocínio. E ninguém que fala mal tem um projeto para melhorar o Estadual. Se fosse para opinar, sou a favor de uma Copa Sul, que não é uma grande ideia, mas pelo menos tem o apelo de reunir uma região que se relaciona e tem afinidades culturais. Mas o dinheiro fala bem mais alto.