A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) realizou a primeira deferentectomia (vasectomia) em macaco-prego no Horto Florestal. A ação realizada no dia 14 de outubro integra o projeto de manejo populacional e monitoramento epidemiológico desse gênero de primatas.

A médica veterinária da Sema responsável pela cirurgia, Evandra Maria Voltarelli Pachaly, destaca que entre os objetivos do projeto está o controle do aumento populacional excessivo e a investigação de zoonoses.
O animal de quatro quilos com características de dominância capturado foi submetido a exame físico completo, biometria, marcação com microchip, colheita de amostras biológicas (como sangue, fezes e swab) e cirurgia. Logo após a realização do ato cirúrgico o animal foi monitorizado por dois dias até o completo restabelecimento e soltura no mesmo local.
O secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, explica que o projeto conta com o apoio de instituições de ensino superior do Paraná e os resultados poderão auxiliar a direcionar estratégias de vigilância em saúde e as ações de preservação e educação ambiental.
O vice-prefeito Claudio Ferdinandi parabenizou o projeto da Secretaria de Meio Ambiente e ressaltou que a administração municipal apoia os projetos para sustentabilidade e preservação ambiental.