O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), garantiu ontem que nenhuma escola estadual será fechada sem que a questão seja amplamente debatida com as comunidades envolvidas. Romanelli admitiu, ainda, que houve inabilidade do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, que comunicou a diretores de escolas da Capital o fechamento de suas unidades, sem que a questão tivesse sido discutida previamente com pais, alunos e professores. As declarações foram dadas durante a sessão da Assembleia, que pelo segundo dia consecutivo, foi dominada pelo assunto.

O governo alega que está fazendo um estudo envolvendo 71 escolas, que deve ser concluído em novembro. E que as realocações envolvem escolas onde há baixa demanda por matrículas ou salas ociosas, além de unidades que estão em imóveis alugados que poderiam ser realocados.

O governo não vai fechar escolas. Tem um estudo para debater com as comunidades escolares, explicou o líder governista. Romanelli lembrou que o País vive uma crise econômica, e que por conta disso, muitas famílias devem transferir seus filhos de escolas particulares para o ensino público. O Estado está se preparando para enfrentar esse drama, disse, afirmando que a economia que será feita com as mudanças deve ser reinvestida na melhoria do sistema.

Romanelli lembrou que o governo já voltou atrás na decisão de fechar algumas escolas em cidades como Irati (Campos Gerais) e Maringá (Norte do Estado). E afirmou que no caso de Curitiba, há escolas que estão sediadas em imóveis alugados que precisam de reformas, mas que os proprietários se recusam a investir nos mesmos – daí a necessidade de realocação. É claro que aqui em Curitiba houve uma inabilidade por conta do Núcleo Regional, reconheceu o líder da bancada de situação na Assembleia.

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSC), anunciou que no próximo dia 4, a secretária da Educação, Ana Seres Trento Comin, vai até o Legislativo para debater o assunto. O governador Beto Richa não quer fechar escola por fechar. Nada vai acontecer sem discussão nesta Casa, assegurou.

Contradição

O líder da bancada de oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), questionou os argumentos da liderança governista. Se as famílias vão tirar os filhos das escolas privadas para transferir para escolas públicas, nós vamos nos preparar fechando escolas?, questionou. Se não fosse a bancada de oposição trazer esse assunto, não haveria debate. Em Irati, houve diálogo após uma grande manifestação da população, apontou. Se for por economia, é a economia mais burra que eu já vi, criticou.