O Teatro Paiol recebe na quinta e sexta-feira (dias 5 e 6), às 20h30, o show Cara de Baden e Jeito Garoto. O espetáculo musical, com obras dos consagrados violonistas e compositores Baden Powell e Garoto (Aníbal Augusto Sardinha), evidencia suas trajetórias dentro da música brasileira. Dirigido e apresentado por Ale Age, músico e arranjador, o show traz uma seleção de composições que revelam as inovações estilísticas propostas por estes dois instrumentistas.

A principal característica do show é a apresentação de músicas consagradas do repertório popular com uma roupagem do século XXI através de mistura de estilos, com um roteiro bem amarrado, arranjos elaborados, inserção de elementos da música eletrônica, luz, cenário e figurino criados especialmente para este trabalho. Os próprios compositores são trazidos a interagir com os músicos em cena através de gravações originais.

Cara de Baden e jeito de Garoto traz como integrantes do grupo,: Marcelo Athaides Pereira (baixo e programação eletrônica), Ale Age (violão e guitarra), Gabriel Schwartz (sopros e percussão), Luana de Castro (voz e percussão) e Fábio Mazzon (bateria e percussão). A Luz do espetáculo será assinada por Wagner Corrêa e a direção de palco ficará por conta de Vinícius Mazzon. Quem assina o figurino é Isbella Fonseca e o cenário será uma criação de Fabiola Bonofíglio. A direção musical e pesquisas foram realizadas por Ale Age.

Baden Powell (1937-2000) é considerado um dos maiores violonistas de todos os tempos, e um dos compositores mais expressivos da música brasileira. Foi aos limites de seu instrumento, criando um jeito único de tocar. Sua trajetória musical rompeu inúmeras barreiras estilísticas, realizando significativas sínteses estéticas que perpassaram, por exemplo, a música erudita e a música do candomblé. As inovações de Baden contribuíram para a universalização dos ritmos afro-brasileiros, surgindo uma nova frente da Bossa Nova.

Assim como ele, Aníbal Augusto Sardinha (1915-1955), o Garoto, impactou o modo de fazer música no Brasil. Arranjador e multi-instrumentista tornou-se um grande concertista, atuando em orquestras. Integrou o Bando da Lua, acompanhando Carmem Miranda durante oito meses nos EUA. Gravou, como solista, inúmeros sambas, choros, prelúdios, valsas, além de composições de músicos eruditos. Compositor de destaque da primeira metade do século XX, Garoto foi pioneiro na utilização dos elementos do jazz e do erudito na música popular brasileira. Sua linguagem impactou o surgimento da Bossa Nova e marcou definitivamente a história da música brasileira.

Serviço:
Cara de Baden e Jeito de Garoto
Data: 05 e 06 de novembro
Horário: 20h30
Local: Teatro Paiol
Endereço: Praca Guido Viaro, s/nº – Prado Velho
Ingressos: R$20 e R$10 (meia)