Estão abertas as inscrições para o programa de residência médica conduzido pela Secretaria Municipal da Saúde e pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes). São oferecidas 20 vagas em Medicina de Família e Comunidade; seis em Clínica Médica e seis em Psiquiatria. O período de candidatura segue até as 23h59 de 26 de novembro pelo site www.feaes.curitiba.pr.gov.br.

Podem participar da seleção médicos graduados, assim como formandos, que tenham diploma e registro no conselho de Medicina. O programa será financiado pelo Programa Pró-Residência, do governo federal, e terá duração de dois a três anos, conforme a especialidade escolhida. Os aprovados deverão cumprir carga horária semanal entre 40 e 60 horas e receberão bolsa auxílio. As atividades da residência terão início em 1º de março de 2016.

Os residentes serão acompanhados por preceptores em serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) – como unidades básicas, unidades de pronto atendimento (UPA), Hospital do Idoso Zilda Arns, Maternidade Bairro Novo e outras instituições conveniadas. Trazer residentes para dentro dos nossos equipamentos de saúde incentiva o desenvolvimento de inovações que trarão impacto no atendimento à população. Assim, contribuímos também com a qualificação dos profissionais, fazendo com que estejam envolvidos com o SUS, afirma o secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton.

Ao todo, 104 residentes foram admitidos pelos programas da Secretaria da Saúde desde 2013, somando as residências multiprofissionais e médicas. Também está em andamento a seleção de residentes para os programas multiprofissionais da SMS, que tiveram 120 enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas e psicólogos inscritos para 28 vagas. Para concorrer às vagas do programa de residência médica, o candidato deve preencher formulário no site www.feaes.curitiba.pr.gov.br e pagar uma taxa de R$ 320 até 27 de novembro.

Provas

A prova será aplicada a partir das 8h30 de 6 de dezembro de 2015, sendo que o acesso ao prédio que sediará o concurso será bloqueado às 8h20. O exame será composto por 40 questões de múltipla escolha e terá 3 horas de duração. Os candidatos deverão apresentar documento oficial de identidade com foto e levar caneta esferográfica azul ou preta. O resultado deverá ser divulgado em 21 de dezembro.

Na segunda etapa do processo seletivo, o candidato passará por análise e arguição curricular, momento em que serão considerados histórico escolar, estágios curriculares e não curriculares, conhecimento em línguas estrangeiras, participação no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e participação em pesquisas, congressos e outras atividades. Essa fase será entre os dias 4 e 12 de janeiro de 2016, conforme agendamento. O resultado final deve ser divulgado em 18 de janeiro de 2016.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-5985 ou pelo e-mail [email protected]. Outros detalhes do processo seletivo também podem ser consultados no edital do concurso, disponível aqui