Sob o olhar da arte, os alunos da Escola de Dança Teatro Guaíra apresentam de 13 a 15 de novembro, no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), a história dos Jogos Olímpicos. O espetáculo ‘Olimpo’ percorre a história dos Jogos, da Grécia antiga ao evento que acontecerá pela primeira vez no Brasil, no próximo ano.

São 11 cenas, em ato único, com a participação de 220 alunos. A pesquisa para este espetáculo começou em 2014 e os ensaios em agosto de 2015.

Para a diretora-presidente do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, a escolha do tema Jogos Olímpicos para o espetáculo deste ano da Escola de Dança foi certeira. Além da proximidade do evento, há a relação entre a determinação de atletas e bailarinos. A beleza e perfeição do bailarino, vistas num palco, têm a mesma dedicação e disciplina do atleta que sobe no ponto mais alto do pódio. É preciso muito esforço e horas de treino para se chegar à perfeição.

PROJETO

A montagem Olimpo propõe discussões e reflexões importantes sobre conhecimento, política, respeito e responsabilidade social. A direção da EDTG considera que a elaboração destes conceitos é de profunda importância para a formação de cidadãos conscientes, críticos e responsáveis.

E foi com este propósito que foi criado o projeto A Dança em Jogo, no qual a realização das Olimpíadas no Brasil motivou junto aos alunos que fossem feitas pesquisas sobre o tema.

O espetáculo Olimpo passeia pela Grécia antiga, berço dos Jogos Olímpicos, com deuses e seres mitológicos, passa pela França, onde foram criados, por Pierre de Coubertin, os Jogos Olímpicos Modernos, e viaja ao futuro, ao Rio de Janeiro, em 2016.

Assim como cada atleta dedica anos de sua vida em busca do momento da vitória, o bailarino busca em cada movimento aprimorar expressividade e performance para emocionar cada espectador. Este é o objetivo maior. Envolver a plateia é conquistar a ‘medalha de ouro’, disse a diretora do espetáculo, Débora de Lara.

Dança e esporte exaltam a supremacia humana, através do movimento. Reconhecer a atividade física, através do esporte e da arte, é a união de divindade e humanidade, premiando aquele que interage entre estes dois mundos. É descobrir o semideus, a especial condição de ser, o melhor entre muitos, afirma a coordenadora geral da Escola de Dança Teatro Guaíra, Sylvia Massuchin.

 

SERVIÇO: Olimpo com Escola de Dança Teatro Guairá.

Dias 13 e 14 às 20h30; dia 15 às 18h.

Ingressos: R$10,00.

Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo S/N – Centro – Curitiba – Paraná.