A Toyota apresentou ‘imprensa a nova Hilux 2016 para o mercado brasileiro. A picape estreia totalmente renovada, do chassi ao estilo, passando pela mecânica, o utilitário está cada vez mais próximo dos carros de passeio. Podemos notar isso tanto no design, com uma dianteira de faróis e grade claramente inspiradas no Corolla, como também na parte interna, onde painel e quadro de instrumentos também lembram o sedã médio da marca.
Disponível em seis versões, todas com motor a diesel, a oitava geração da Hilux vem equipada com pelo menos três airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade (a partir da versão SRV), Isofix (cabine dupla), freios ABS com EBD e assistente de rampas (SRV e SRX). Não por acaso, foi a primeira picape a atingir cinco estrelas nas provas do LatinNCAP.

A lista de equipamentos padrão traz volante multifuncional, rodas aro 173 , porta-luvas refrigerado, ar-condicionado e sistema de som com Bluetooth/CD/USB. Nas versões mais caras, o destaque fica por conta de itens como sete airbags, rodas de 18 polegadas, sistema de entretenimento com tela de sete polegadas, sistema de condução EcoDrive, bancos em couro com ajustes elétricos, ar-condicionado automático, porta-luvas refrigerado e chave presencial com partida sem chave, entre outros itens.
Mecanicamente, sai de cena o motor 3.0 de 171 cv 34,9 kgfm e entra o novíssimo GD 2.8 de 177 cv e 42,8 kgfm (câmbio manual) e 45,8 kgfm (automático), que além de força promete maior economia de combustível. Para acompanhar, as transmissões são sempre de seis marchas, seja manual ou automática. Pela primeira vez o sistema de tração 4×4 passa a ter acionamento eletrônico, abandonando a antiga alavanca. Versão flex só será lançada no segundo semestre de 2016, enquanto a nova geração do jipão SW4 chega antes, no primeiro trimestre.