Você tem a impressão que o Natal está chegando com dois meses de antecedência quando vê a vitrine das lojas e as fotos de árvores de Natal nas redes sociais? Não é uma impressão. A cada ano que passa, o Natal chega antes nas prateleiras das lojas, na decoração dos shoppings, nas propagandas e nas redes sociais. Todos esse movimento acaba resultando na sensação de atraso e correria, mas é dá tempo de fazer tudo, é só planejar.

Segundo o mestre em Economia e consultor empresarial Caio César Ferrari, por trás da antecipação de Natal está uma estratégia de marketing. Oferecer uma atmosfera agradável e acolhedora reforça a possibilidade de compra em qualquer loja, conta o especialista. Quanto mais cedo, a propaganda começar, maior a tendência de venda, principalmente em tempo de crise. O Papai Noel fez sua primeira aparição na Grande Curitiba no dia 7 de novembro no Shopping São José, para lançar o Natal na Neve do empreendimento. Outros shoppings também já inauguraram suas decorações de Natal.

É impossível explicar para uma criança que o Natal vai demorar, conta a jornalista Josiany Fiedler Vieira, que montou a árvore de Natal no dia 2 de novembro por pressão da filha Sofia, de 3 anos. A ansiedade toma conta das crianças, então achei melhor antecipar e curtir. Sofia ajudou a montar a árvore e agora faz parte do mobiliário até janeiro, diz Josiany. A antecipação de calendário não para por aí na casa de Josiany que deve sair hoje para comprar os presentes de Natal. Sempre compro antes porque o corre-corre de última hora me estressa.

Para evitar que o estresse tome conta do fim do ano que inclui não somente a decoração de Natal, mas a arrumação da casa para as festas Juliana Faria, personal organizer da YRU Organizer, dá dicas de como realizar essa tarefa com sucesso. Um método fácil e prático para isso é o Check List. Para que tudo dê certo, a dica é separar um pedacinho do dia e ir seguindo a lista. Conforme for acabando, siga para o próximo passo”.


CHECK LIST

Última Semana De Novembro
–    Monte a árvore de Natal, coloque enfeites nas portas e pode caprichar na iluminação desde que seja econômica
–    Com a primeira parcela do décimo-terceiro, já pode comprar os presentes. Na última hora, você pode até encontrar ofertas, mas o tumulto e a possibilidade de não achar o que quer é maior

Primeira Semana De Dezembro
–    Lave as cortinas, tapetes, almofadas e os sofás
–    Limpe as paredes e rodapés
–    Limpe luminárias, interruptores e tomadas
–    Troque as lâmpadas queimadas
–    Limpe portas, batentes e maçanetas, quadros e objetos de decoração

Segunda semana de dezembro
–    Pense nos pratos que irá usar nas comemorações e já os separe
–    Lave as toalhas de mesa e guardanapos, caso seja necessário
–    Verifique se tem ou se precisarão comprar velas e outros objetos de decoração

Terceira Semana De Dezembro
–    Limpar e dar brilho em metais, taças, talheres, inox, prataria, etc
–    Limpar geladeira, freezer, forno, máquina de lavar louça, microondas e coifa
–    Cuide das plantas. Limpe os vasos e faça manutenção, caso seja necessário

Quarta Semana De Dezembro
–    Limpe os vidros e espelhos e retire o pó dos moveis

Um Dia Antes
–    Limpe a casa e guarde tudo o que está fora do lugar
–    Coloque flores nos vasos e os objetos de decoração no lugar que desejar

No Dia
–    Limpe os banheiros e abasteça com papel higiênico e toalhas
–    Passe as toalhas de mesa
–    Aromatize a casa


IGREJA

Montar árvore tem data certa
Quando o fim do ano se aproxima, quem valoriza as tradições – sejam culturais ou religiosas – não vê a hora de montar a árvore de Natal, um dos grandes símbolos do período natalino. Mas você sabia que existe um dia adequado para inaugurar oficialmente as celebrações natalinas? Para a Igreja, a data correta é o quarto domingo antes do Natal, quando se inicia o tempo do Advento. Em 2015, essa data será no dia 29 de novembro. Segundo orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a árvore não deve ser montada toda de uma vez, o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do Advento, que é, para os católicos, um tempo de preparação.