O Paraná Clube está livre do risco de rebaixamento para a terceira divisão. O alívio veio nesse sábado (dia 14) à noite, na Vila Capanema, com a vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, pela 36ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou em 12º lugar com 46 pontos – cinco pontos acima da zona de rebaixamento. Faltam duas rodadas para o fim de competição. A equipe mineira em segundo lugar, com 63 pontos.

O Paraná está livre do rebaixamento porque há dois confrontos diretos entre equipes ameaçadas pelo rebaixamento nas duas rodadas finais. Na 37ª rodada, o Atlético-GO joga em casa contra o Oeste. E, na última rodada, o Ceará recebe o Macaé.

Antes do apito inicial, os jogadores das duas equipes fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado terrorista em Paris.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

O Paraná ainda pode registrar em 2015 sua pior pontuação na Série B desde o rebaixamento, ocorrido em dezembro de 2007. A pior marca foi em 2008, com 49 pontos em 38 jogos.

O técnico Fernando Miguel completou oito jogos no comando da equipe. Agora ele soma duas vitórias, quatro empates e duas derrotas.

O Paraná começou com uma novidade tática. Nas sete partidas anteriores, Fernando Miguel usou o esquema 4-1-4-1. Dessa vez, porém, ele apostou no 4-4-2 britânico, com os quatro meias atuando na mesma linha (Jean e Rafael Costa centralizados; Fernandes e Ricardinho pelos lados). Outra novidade era Lúcio Flávio no ataque e Carlão no banco. O América-MG usava o 3-4-3.

Com essa formação, a força do Paraná era a velocidade e os dribles de Henrique, Fernandes e Rafael Carioca pela esquerda. E também as finalizações de Ricardinho e Lúcio Flávio pela direita.

O 1º gol saiu já aos 11 minutos, em jogada pela esquerda e finalização pelo lado direito. Ricardinho acertou a trave e Lúcio Flávio aproveitou o rebote, cabeceando para fazer 1 a 0.

Após o gol, o Paraná seguiu dominando, com boa marcação já a partir do meio-campo e com frequentes ataques pelos lados do campo.

O primeiro tempo teve o Paraná com 50% de posse de bola, 4 finalizaçoes (3 certas), 83% de precisão nos passes e 3 escanteios. O América-MG somou 3 finalizações (nenhuma certa), 90% de precisão nos passes e 2 escanteios.

O segundo tempo foi mais truncado. O Paraná errava demais na saída de bola e, com isso, não consegui aplicar contra-ataques. O América-MG dominava o meio-campo, mas não criava chances.

Aos 25, Fernando Miguel tirou Ricardinho e colocou Éder. O Paraná mudou para o 4-1-4-1, com Éder e Rafael Costa centralizados na linha de quatro (Henrique e Fernandes pelos lados). O jogo seguiu truncado. Aos 44, Rosinei entrou no lugar de Lúcio Flávio.

No total dos 90 minutos, o Paraná teve 44% de posse de bola, 4 finalizações (3 certas), 82% de precisão nos passes e 3 escanteios. O América-MG somou 12 finalizações (2 certas), 92% de precisão nos passes e 6 escanteios. Os dados são do Footstats.

PARANÁ 1 x 0 AMÉRICA-MG
Paraná: Marcos; Anderson Uchoa, Luiz Felipe, Luciano Castán e Rafael Carioca; Jean, Rafael Costa, Ricardinho (Éder) e Fernandes; Henrique (Thiaguinho) e Lúcio Flávio (Rosinei). Técnico: Fernando Miguel
América-MG: João Ricardo; Wesley Matos, Alison e Anderson; Walber (Felipe Amorim), Leandro Guerreiro (Diego Lorenzi), Tony e Xavier; Pablo, Richarlison e Marcelo Toscano. Técnico: Givanildo Oliveira
Gol: Lúcio Flávio (11-1º)
Cartões amarelos: Ricardinho, Marcos, Éder (P). Walber, Leandro Guerreiro (A).
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Público: 1.359 pagantes
Renda: R$ 15.850,00
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
8 – Ricardinho invade a área e chuta na trave.
11 – Gol do Paraná. Henrique cruza. Ricardinho cabeceia na trave. Lúcio Flávio pega o rebote e cabeceia no canto.
34 – Falta de longa distância. Rafael Costa tenta direto. O goleiro dá um tapinha sobre o travessão, para escanteio.
41 – Tony arrisca de fora da área. A bola passa perto, sobre o gol.

Segundo tempo
17 – Toscano dribla Castán, invade a área e chuta. Marcos sai bem por baixo e evita o gol.
22 – Lúcio Flávio recebe lançamento e dribla o último zagueiro, mas é barrado pelo goleiro.
32 – Lançamento para a área. Toscano bate de primeira, no canto. Marcos faz boa defesa.