Entre esta segunda-feira (16) e sexta-feira (20), a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) realizará um Mutirão do Emprego para a captação de vagas que serão anunciadas por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine). O mutirão é um esforço concentrado dos 10 postos do Sine administrados pelo Prefeitura de Curitiba, nas Ruas da Cidadania.

O objetivo dessa força-tarefa é aumentar o número de vagas de emprego ofertadas à população de Curitiba. Ao longo da semana, os supervisores do Sine nas Ruas da Cidadania vão visitar empresas localizadas em suas respectivas regionais para apresentar o serviço, que é gratuito para empregadores e trabalhadores.

A ideia — além de captar as vagas e cadastrá-las no sistema para que sejam abertas aos trabalhadores imediatamente — é descentralizar a oferta de empregos e diminuir o deslocamento casa-trabalho.

Durante o mutirão, as empresas vão poder cadastrar a vaga em qualquer posto Sine nas Ruas da Cidadania.

As empresas que já tiverem vagas abertas podem cadastrá-las a qualquer momento na própria Secretaria do Trabalho, na Rua da Glória, 362, 5º andar. A partir do preenchimento de uma ficha com o perfil do trabalhador procurado, a vaga é lançada no sistema e fica disponível para consulta pelas pessoas que se dirigirem ao Sine ou acessarem o serviço pela internet.

Captação de vagas

A SMTE tem uma equipe especializada em captação de vagas para atender empresas que precisam contratar, por meio do cadastro e convocação de trabalhadores. O objetivo é encaminhar o trabalhador conforme o perfil que a empresa precisa, facilitando o processo de intermediação de mão de obra.

A captação de vagas de empregos, ativa e passiva, é feita por meio de inclusão, validação e manutenção do cadastro das vagas e do cadastro de empregadores. As vagas são contratações permanentes, temporárias, estágios, oportunidades para aprendizes e trabalhadores domésticos e exclusivas para pessoas com deficiência.

A convocação de trabalhadores com o perfil correspondente à vaga ofertada pelo empregador e o contato com os possíveis candidatos é feito por telefone ou e-mail, para que saibam e participem do processo seletivo.

A Secretaria do Trabalho dispõe de um espaço físico para processos seletivos e entrevistas quando empresas necessitam realizar a seleção de candidatos.

Equipes da secretaria também realizam visitas externas às empresas para captação de vagas e divulgação dos serviços prestados pelo setor. A empresa também pode requisitar a equipe da Prefeitura para o cadastro no próprio espaço e enviar por e-mail, ou pessoalmente, o cadastro da vaga.

O empregador pode entrar em contato pelos telefones: 3221-2924, 3221-2918, 3221-2926, 3221-2927,  3221-2928 ou pelo email [email protected].

O setor central de vagas está localizado na Rua da Glória, 362 – 5º andar.