Entre os brasileiros que fizeram ao menos um curso online pela plataforma Coursera, que oferece cursos gratuitos de 120 instituições de ensino do mundo, 89% relatou ter tido desenvolvimento profissional, desses 34% disse ter tido algum benefício tangível, como conseguir um novo emprego, receber um aumento salarial ou ser promovido.

Fundada há quatro anos, a Coursera é uma plataforma aberta de ensino online com 15 milhões de usuários. O Brasil é o quarto país com o maior número de alunos – 650 mil, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. São mais de 1300 cursos oferecidos pelas melhores instituições de ensino do mundo, como Yale, Universidade de Londres, Universidade de Roma-La Sapienza, Universidade de Tokyo e as brasileiras Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A pesquisa levou em conta as respostas de 52 mil pessoas que completaram ao menos um módulo do Coursera. Dentre os 89% de brasileiros que relataram ter tido melhora no desenvolvimento profissional, 68% disseram estar mais preparados para o atual emprego, 25% encontraram um novo emprego e 10% abriram um negócio próprio. Entre os entrevistados, 3% receberam aumento e 2% foram promovidos.

“Fundamos o Coursera há quase quatro anos com o objetivo de transformar vidas por meio da expansão do acesso ao melhor da educação global”, explica Daphne Koller, cofundadora e presidente do Coursera. “Com o resultado dessa pesquisa, começamos a ver o impacto positivo que cursos abertos online já estão tendo na vida de tantas pessoas ao redor do mundo, principalmente entre aqueles buscando um impulso em suas carreiras”.

Os resultados gerais da pesquisa mostraram que os brasileiros tiveram uma percepção de que os cursos online trouxeram mais benefícios do que os estudantes de outros países. Enquanto no Brasil, 89% disseram ter tido desenvolvimento profissional e 92%, desenvolvimento educacional, o resultado global foi de 72% e 61%, respectivamente.


OPORTUNIDADES

FGV
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece uma oportunidade para estudantes interessados em aprender mais sobre diversos assuntos. No portal Diretório FGV há cursos online gratuitos sobre temas como Direito, Gestão Financeira e Gestão Empresarial. Para participar, é necessário apenas fazer a inscrição online no portal.

Ciência e Tecnologia
O enfoque do curso é analisar as influências da ciência e da tecnologia para a humanidade. A carga horária é de 15 horas.

Argumentação Jurídica
A proposta do curso é focar na característica, dinâmica e estratégias da argumentação jurídica, fazendo uma reflexão sobre o assunto. A duração é de 5 horas.

Como Gastar Conscientemente
O curso tem como proposta orientar os alunos sobre o consumo consciente, ensinando como administrar o próprio orçamento. A duração total é de 8 horas.

Direitos Autorais e Sociedade
O enfoque das aulas é explicar sobre os direitos sociais em relação à publicação de obras. A carga horária total é de 5 horas.

Conhecimento, Saber e Ciência
Com 5 horas de duração, o curso abrange assuntos relativos à produção de conhecimento, analisando a postura investigativa.

USP
Atualmente, a Universidade de São Paulo está com 5 cursos abertos nas mais diversas áreas e tudo é gratuito. Inscrições no usp.br

Probabilidade e Estatística:
São 16 videoaulas, com duração total de 60 horas. Há emissão de certificado e material de apoio. Os módulos são conduzidos pelos professores Melvin Cymbalista e André Leme Fleury.

Física Básica
O curso de Física Básica é composto por 25 módulos ministrados pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato. No total, o aluno terá acesso à  60 horas de conteúdo, também com direito á certificado de conclusão e material para consulta virtual.

Ciência Política
O curso de Ciência Política, que abrange tópicos relacionados à filosofia, economia, geopolítica e administração, é o mais curto – porém bem completo. O conteúdo é dividido em 9 videoaulas, com total de 60 horas. O professor responsável é Alan Ross. O conteúdo original é em inglês com legendas em Português.

Eletromagnetismo
O curso é voltado para análise e discussão de tópicos relacionados à relação existente entre a eletricidade e o magnetismo. Diferente dos demais cursos, este não disponibiliza material gratuito para consulta. São 60 horas de aula distribuídas em 20 videoaulas. Vanderlei Salvador Bagnato é o professor responsável pelas aulas.

Ética
No curso, os interessados estudarão as principais definições de Ética, analisando pensamentos de nomes como Kant e Nietzsche. São 13 videoaulas distribuídas em 60 horas, lideradas pela professora Marianne Talbot.

UNA-SUS
O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), do Ministério da Saúde (MS), está com as inscrições abertas para cursos online e gratuitos relacionados à área de saúde. Incrições  no http://www.unasus.gov.br/

Aperfeiçoamento em Atenção Domiciliar
O curso é composto por 6 módulos, que abrangem assuntos relacionados ao gerenciamento e implantação da atenção domiciliar, judicialização da saúde na área, cuidadores, entre outros. Após a conclusão de cada módulo, o aluno pode fazer seminários online com especialistas na área para tirar as suas dúvidas.

Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa
Elaborado através da parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o curso é composto por 11 módulos, que abordam temas como envelhecimento, legislação, cuidado em domicílio, entre outros. As inscrições estão abertas até o dia 24 de abril de 2016.

Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas
O curso estimula os alunos a refletir sobre o trabalho e a vida das populações do campo, da floresta e das águas, analisando a situação da saúde nessas regiões.

Tuberculose
O curso é voltado para instruir os alunos a detectar e controlar os casos de tuberculose. É composto por 3 unidades e possui carga horária de 30 horas.