O sistema defensivo do Atlético Paranaense terá um grande teste na partida desta quarta-feira (dia 18) às 21 horas, na Arena da Baixada. O jogo, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, é contra o Palmeiras, que tem a maior artilharia aérea da competição — é o time com mais gols de cabeça, 19 em 35 jogos.

O número é exagerado. A média é de oito gols de cabeça por equipe no Brasileirão 2015. O Atlético, por exemplo, marcou sete gols dessa forma — o especialista é Hernani, com dois. O time paranaense sofreu sete gols nesse tipo de lance na competição.

A tarefa do Atlético será ainda mais difícil na partida dessa quarta-feira porque não conta com seu melhor defensor nesse tipo de jogada. O zagueiro chileno Vilches é o líder do time no ranking de dividas ganhas pelo alto, com média de 2,9 por partida – os dados são do WhoScored. Ele está suspenso e não joga contra o Palmeiras. O segundo colocado fica com o centroavante Cléo (1,9) e com o volante Hernani (1,9). Ambos serão reservas hoje.

Dos titulares na partida, o melhor nas bolas altas é o zagueiro Kadu, com média de 1,7 por jogo.

No Palmeiras, os artilheiros aéreos são o atacante Cristaldo, três gols de cabeça no Brasileirão, e o zagueiro Vitor Hugo, também com três gols desse tipo.

O meia-atacante Rafael Marques é o jogador do clube paulista com mais divididas ganhas pelo alto: 3,4 por partida.

Na média por equipe, o Palmeiras é o terceiro do Brasileirão em divididas ganhas pelo alto, com 16,6 por jogo. A Chapecoense lidera, com 17,4. O Atlético-PR é o terceiro pior da competição nesse quesito, com 11,8.

Além de não contar com Vilches, o técnico do Atlético, Cristóvão Borges, ainda não sabe se contará com o zagueiro Welington, substituto imediato do chileno. Ele não treinou nessa terça-feira e virou dúvida. Com isso, Cleberson e Ricardo Silva podem aparecer na equipe.

O meia Marcos Guilherme e o zagueiro Kadu retornam ao time após suspensão.

O Palmeiras não terá Lucas Barrios, que está com a seleção paraguaia. Gabriel Jesus voltou da seleção olímpica e deve ficar no banco. Aruoca está em fase final de recuperação.

ATLÉTICO-PR x PALMEIRAS
Atlético: Weverton; Eduardo, Kadu, Wellington (Cleberson) e Roberto; Otávio, Barrientos, Sidcley, Marcos Guillherme e Nikão; Walter. Técnico: Cristóvão Borges
Palmeiras: Fernando Prass; Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Amaral e Matheus Sales; Robinho, Dudu e Rafael Marques; Cristaldo (Alecsandro). Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Local: Arena da Baixada, quarta-feira às 21 horas