A seleção brasileira venceu por 3 a 0 o Peru nesta terça-feira (dia 17) pela quarta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Com o resultado, em Salvador, o Brasil ficou em terceiro lugar, com sete pontos, atrás do Equador (12 pontos) e do Uruguai (9). Está empatado com o Paraguai e o Chile (ambos com 7).

Os quatro primeiros das Eliminatórias da América do Sul garantem vaga direto na Copa do Mundo de 2018. O quinto colocado disputa uma repescagem. Ainda faltam mais 14 rodadas.

O Brasil segue invicto em casa na história das Eliminatórias. Foram 45 jogos nessa condição, com 34 vitórias e 11 empates.

Nessa segunda passagem pela seleção, Dunga soma agora 16 vitórias, dois empates e duas derrotas.

O técnico Dunga começou o jogo com três mudanças. O zagueiro Gil entrou no lugar de David Luiz, suspenso. O meia-atacante Douglas Costa ganhou a vaga do atacante Ricardo Oliveira. E Lucas Lima deixou a equipe para a entrada de Renato Augusto.

Com essas alterações, o Brasil deixou o 4-2-3-1 e passou para o 4-1-4-1, com Elias e Renato Augusto como meias centrais. A ideia de Dunga era aproveitar o entrosamento dos dois jogadores do Corinthians e as características deles – meias que marcam e atacam com frequência.

A seleção de Dunga dominou o jogo e mereceu a vitória por 3 a 0, mas teve alguns momentos de dificuldade na partida. O Peru mostrou uma equipe organizada. No entanto, com pouca técnica.

O Brasil demorou para se encontrar no jogo e levou algum perigo no início. Mas quando a seleção se achou em campo fez o gol rapidamente. Aos 21 minutos, Willian fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro. Douglas Costa completou na pequena área e fez 1 a 0. Foi o segundo gol dele no seu 15º jogo pela seleção.

Depois do gol, a seleção seguiu dominando, com boas jogadas de Douglas Costa e Willian pelos lados. Neymar apareceu bem em alguns momentos.

No total do primeiro tempo, o Brasil teve 69% de posse de bola, 7 finalizações (2 certas), 95% de precisão nos passes, 12 cruzamentos (3 certos) e 1 escanteio. O Peru somou 5 finalizações (1 certa), 84% de precisão nos passes, 3 cruzamentos (0 certos) e 1 escanteio.

O segundo tempo recomeçou com domínio do Brasil. O segundo gol veio aos 11 minutos. Douglas Costa fez a jogada pela direita e Renato Augusto chutou da meia-lua. Ele acertou o cantinho e fez seu primeiro gol pela seleção (foi o quinto jogo dele pela equipe).

O terceiro gol veio aos 31 minutos. Douglas Costa chutou forte e Filipe Luís pegou o rebote. Foi o primeiro gol do lateral pela seleção – na 21ª partida dele.

No total dos 90 minutos, o Brasil teve 72% de posse de bola, 14 finalizações (6 certas), 94% de precisão nos passes, 20 cruzamentos (4 certos) e 2 escanteios. O Peru somou 7 finalizações (2 certas), 84% de precisão nos passes, 5 cruzamentos (2 certos) e 1 escanteio.

BRASIL 3 x 0 PERU
Brasil: Alisson; Dani Alves, Miranda, Gil e Filipe Luís; Luiz Gustavo (Fernandinho), Willian (Oscar), Elias, Renato Augusto e Douglas Costa (Lucas Lima); Neymar. Técnico: Dunga
Peru: Penny; Advincula, Ascues, Zambrano e Yotun; Tapia, Lobaton (Gonzalez), Cueva, Hurtado (Reyna) e Farfan; Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca
Gols: Douglas Costa (21-1º), Renato Augusto (11-2º), Filipe Luís (31-2º)
Cartões amarelos: Neymar, Luiz Gustavo (B). Tapia, Advíncula, Ascues (P). 
Árbitro: José Buitrago (Colômbia)
Público: 45.558 pagantes
Local: Fonte Nova, em Salvador

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – A bola rebatida no meio sobre na área para Guerrero. Ele chuta cruzado e Alisson segura.
7 – Lobaton cobra falta de longe e acerta o cantinho. Boa defesa de Alisson.
15 – Neymar recebe na área e chuta cruzado. A zaga bloqueia.
21 – Gol do Brasil. Willian faz boa jogada pela direita e cruza rasteiro. Douglas Costa completa na pequena área.
39 – Quase um golaço de Douglas Costa. Falta na linha de fundo. Ele chuta direto, com efeito. A bola bate na trave.

Segundo tempo
8 – Quase gol do Peru. Contra-ataque de três atacantes contra dois defensores. No fim, Farfán chuta de bicicleta e Alisson defende.
9 – Willian chuta de fora da área. O goleiro espalma no canto.
11 – Gol do Brasil. Douglas Costa faz a jogada pela direita e rola para a meia-lua. Renato Augusto bate no cantinho.
31 – Gol do Brasil. Douglas Costa invade a área e chuta forte. O goleiro rebate. Filipe Luís pega o rebote e marca.