O Programa de Despoluição Hídrica da Cidade de Curitiba foi reconhecido na tarde desta quarta-feira (18) como um dos seis vencedores na categoria cidades do World Smart Cities Award 2015, evento realizado em Barcelona, simultaneamente ao Smart City Expo & World Congress. O  World Smart Cities Award reconhece projetos pioneiros destinados a tornar as cidades mais habitáveis, sustentável e economicamente viaveis.

Todos os anos, empresas, empresários, centros de pesquisa, organizações não-governamentais, administrações públicas e consórcios públicos ou privados apresentam suas estratégias e soluções inovadoras para a transfomação das cidades nas questões de tecnologia, energia, governança, sustentabilidade e mobilidade. Os projetos apresentados precisam envolver os  cidadãos, aumentar a eficiência, a sustentabilidade, gerar negócios e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

 Curitiba foi vencedora na categoria cidades juntamente com Dubai (Emirados Árabes Unidos), Peterborough (Reino Unido), Moscou (Russia), Buenos Aires  (Argentina) e Bandung (Indonésia).

A cidade  apresentou o programa que contempla a gestão em 123 afluentes principais das seis principais bacias hidrográficas  da cidade. O programa realiza a fiscalização e a regularização do lançamento de esgotos domésticos nos cursos dos rios, a universalização das redes de coletas de esgotos através Plano Municipal de Saneamento Básico.

Mais de 40 mil domicílios foram vistoriados e 200 mil pessoas atingidas positivamente. Paralelamente foram realizados ações de educação ambiental e limpeza das e recuperação das matas ciliares, explica a diretora do departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Marlise Pereira Jorge, representante do município no evento.

Este é mais um reconhecimento do esforço desta gestão, principalmente do trabalhos dos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com o apoio da população para a preservação dos rios como patrimônio da cidade, afirma o secretário municipal de Meio AmbienteRenato Lima.