GABRIELA PANCHER SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O estádio do Maracanã recebe no dia 1º de dezembro o lançamento de um novo fantasy game (jogo fantasia) que trará as principais ligas do futebol mundial. O game Sporaga será lançado pela empresa britânica homônima em parceria com a AEG, que administra o estádio carioca desde a última reforma. A plataforma para o jogo será via aplicativo de celular e segue a linha do Cartola FC, o primeiro fantasy game baseado em estatísticas de futebol lançado no Brasil. Criado em 2005, o Cartola é exclusivo do Campeonato Brasileiro e foi lançado pela “Globo”, que detém os direitos de transmissão do Brasileiro. O Sporaga chega na reta final da disputa nacional, mas o torcedor pode continuar o jogo acompanhando os já tradicionais campeonatos europeus ou a Liga dos Campeões, por exemplo, que ainda estão em andamento. A versão será gratuita por três meses. Para continuar participando, o usuário terá que pagar US$ 0,25 (cerca de R$ 0,94) por rodada. Além de escolher a escalação do time, o usuário fará as vezes de presidente do clube, controlando o orçamento para as escalações fictícias. Mas não basta optar pelos craques Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo em todas as rodadas. Quanto mais valioso o atleta, maior peso ele terá nas contas do time. Entra em campo a estratégia e o conhecimento sobre nomes menos famosos do esporte -e mais baratos. Para ajudar na escolha, uma compilação de estatísticas sobre os atletas ajudará a quem baixar o jogo a dar a palavra final na escalação. A aposta em promessas do futebol também promete render, com a valorização dos passes sendo feita com base no desempenho do atleta no mundo real. O lançamento do game marca a entrada da britânica Sporaga no Brasil em parceria com a AEG, visando projetos mais ambiciosos. O foco do negócio é expandir a experiência do torcedor para fora das quatro linhas. No Brasil, a AEG também é sócia da administração do Allianz Parque, em São Paulo, e da Arena Pernambuco. Após a Olimpíada do Rio-2016, as empresas passarão a oferecer dois novos serviços no estádio carioca. O espaço Maracanã Mais, camarote com capacidade para 2.500 pessoas e acessível ao público mediante a venda de ingressos, será transformado. Telões, serviço de bufê diferenciado, iluminação planejada e mais conforto são algumas das ações previstas para o bar temático. Uma câmera também pode rodar o estádio e escolher aleatoriamente torcedores para subirem ao espaço premium. A ideia segue a linha da Kiss Cam (câmera do beijo) -tradicional em eventos esportivos americanos em que a câmera escolhe casais da plateia e transmite um beijo no telão. O outro foco das empresas no estádio é o tour pelas instalações, que permite ao visitante conhecer os vestiários e pisar no gramado, por exemplo. “O tour é um canal para nos conectarmos com o torcedor. Cerca de 68 mil pessoas fazem o passeio no verão. Queremos melhorar essa experiência e modernizá-la”, explica Marcello Soares, diretor de parcerias globais da AEG. Para viabilizar os projetos, a AEG e a Sporaga apostam em novos contratos com empresas que já operam nos estádios. “Se for fazer sozinho, é muito caro. Mas combinando com outras empresas fica fácil. É oferecer algo a mais, que pode ser uma bebida grátis com a empresa que vende cerveja, pontos em programas de acúmulo de milhas. Estamos pensando na melhor experiência que o torcedor pode ter”, diz o nicaraguense Carlos Rodriguez, CEO da Sporaga. “Quando só há uma placa de patrocínio, aquilo não significa muito para o torcedor. Quando se entrega mais, a experiência de marca é mais forte e o retorno é maior”, completa Soares. TEMPLO DO FUTEBOL A AEG e a Sporaga veem no lançamento do game e do modelo de gerenciamento do Maracanã uma oportunidade de criar um marco para oferecer os serviços em outros estádios e arenas de entretenimento. “Dando certo no Maracanã, que é o templo do futebol, fica mais fácil de o modelo expandir”, explica Rodriguez. “Temos dois grandes templos de futebol no mundo. Wembley [em Londres] e o Maracanã. E no Brasil a paixão vai além. Aqui se respira e vive pelo futebol. Como estamos falando com um esporte que é paixão mundial, faz todo o sentido homenagear os torcedores com esse lançamento no Maracanã”, completa o executivo da Sporaga.