O Coritiba enfrenta o Santos, neste domingo (22), às 19h30, o antepenúltimo jogo decisivo na corrida contra o rebaixamento. A partida vale pela 36ª rodada do Brasileirão. A boa notícia é que é na casa do técnico coxa-branca Pachequinho, o estádio Couto Pereira. A má notícia é que a casa vai esta vazia, uma vez que o jogo será com portões fechados.

Pachequinho foi formado nas categorias de base do Coritiba e atuou pelo clube entre 1990 e 1996. Ex-atacante, ele foi ídolo da torcida e ovacionado muitas vezes dentro do Couto Pereira. Teve que encerrar a carreira em 1999, devido a inúmeras lesões. Ele foi efetivado como treinador neste mês, após a demissão de Ney Franco e comanda a equipe pela terceira vez no Brasileirão – e a primeira em casa.

A torcida, desta vez, não estará presente. O Coritiba foi punido com perda de um mando de campo no Brasileirão, e vai pagar esse castigo neste domingo, contra o Santos. A partida terá portões fechados. A gente sabe que sempre com o apoio do torcedor é melhor de jogar. Não vamos ter isso, mas a atenção será a mesma, disse Pachequinho, nesta sexta-feira (20), em entrevista coletiva.

O treinador coxa-branca faz mistério para este domingo, mas tende a escalar Kléber Gladiador no ataque. A questão é quem sai. Em condições normais, o jogador sacado seria o meia Thiago Lopes, titular na última partida – vitória de 3 a 1 sobre o Goiás, em Goiânia. Contudo, o atacante Negueba sente dores no joelho e corre risco de não poder jogar. Nesse caso, Thiago Lopes seria mantido. Pachequinho não confirmou textualmente o retorno de Kléber, mas deu a entender que ele poderá ser escalado. Para ter uma noção, o Kléber fez uma falta tremenda no jogo (contra o Goiás), na questão de segurar a bola, de ter a bola no ataque. Ele faz um trabalho muito bom com isso, falou o treinador.

O Coritiba ainda luta para escapar do rebaixamento. Com 37 pontos, o time aparece em 17º lugar. Se vencer, pode sair da zona de degola, em caso de derrotas de Avaí ou Figueirense. Um revés no Couto Pereira, contudo, complica a situação da equipe paranaense.

Santos

O Santos tem outro tipo de foco no Brasileirão. O time paulista ainda disputa um lugar na zona de classificação para a Copa Libertadores. Mas o grande objetivo do momento é a Copa do Brasil. O primeiro jogo das finais contra o Palmeiras será nesta quarta-feira (25). Mesmo assim, o técnico Dorival Júnior descartou a escalação de uma equipe mista na partida deste domingo. Lucas Lima, que não atuou na última quinta-feira (19), no empate em 0 a 0 com o Flamengo, pode retornar.

 

Coritiba x Santos

Coritiba

Wilson; Leandro Silva, Walisson Maia, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Cáceres e Juan; Negueba (Thiago Lopes), Kleber e Henrique Almeida. Técnico: Pachequinho

Santos

Vanderlei; Daniel Guedes, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia (Lucas Lima), Renato e Marquinhos Gabriel; Gabigol, Geuvânio e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.

Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, domingo, às 19h30