Doenças cardiovasculares, mortes violentas (acidentes de trânsito, quedas ou provocadas por armas) e os cânceres, dos mais variados tipos, são as principais causas de mortalidade entre os homens em Curitiba.

A partir dos 50 anos, a maior causa de morte entre homens é decorrente de doenças cardiovasculares, com índices que ultrapassam os 30% em todas as faixas etárias. Devido a esse quadro, ao longo de todo o mês de novembro – que é conhecido como Novembro Azul, em função da atenção com a saúde do homem –, a Secretaria Municipal da Saúde está desenvolvendo atividades nas unidades de saúde para conscientizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde em geral.

Em 2014, 38,2% das mortes entre homens com idade entre 70 e 79 anos tiveram como causas problemas cardiovasculares, num total de 414 óbitos. Entre os mais jovens, a principal preocupação envolve as mortes violentas, que vitimou 316 homens na faixa etária de 20 a 29 anos e 206 com idades entre 30 e 39 anos, – o que equivale a 85,9% e 58,4%, respectivamente, dentre o total de óbitos nestas faixas etárias.

O coordenador da Carteira de Serviços do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Marcelo Garcia Kolling, explica que os médicos das unidades básicas de saúde de Curitiba foram orientados a investigar problemas relacionados com o alcoolismo, tabagismo, drogadição, hipertensão, diabetes, entre outros problemas de saúde, em todas as consultas de homens adultos.

Saúde integral

O rastreamento de câncer de próstata só é recomendado para aqueles homens que apresentam sintomas ou têm histórico familiar. O exame não consegue diferenciar os níveis de câncer de próstata. A maioria dos tumores de próstata é benigna e, entre os malignos, boa parte nem chega a se desenvolver, explica. Segundo ele, o principal problema do rastreamento são as sequelas resultantes dos procedimentos invasivos em quadros de tumores benignos. É fundamental avaliar a saúde integral do paciente.

Kolling fala que os homens ainda são minoria nos equipamentos de saúde, representando aproximadamente 35% do total de avaliações. Muitos homens negligenciam os sintomas, atrasando diagnósticos importantes. E, quando o paciente tem a iniciativa de procurar atendimento médico, não dá para desperdiçar esta oportunidade focando apenas no rastreamento do câncer de próstata. É fundamental avaliar todas as condições clínicas desse paciente, comenta.

O secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton, assinala que não existe nenhum protocolo que determine a periodicidade que um homem saudável deva procurar um médico, mas é fundamental que ele procure a sua unidade básica de referência, conheça a equipe médica a qual pertence e vá sempre até ela quando precisar. É importante criar o vínculo. Conhecendo o histórico do paciente e hábito da família é muito mais fácil trabalhar com a prevenção, explica.

Iniciativas

Em Curitiba, as unidades básicas de saúde programaram atividades para chamar a atenção do público masculino. Desde a ambientação dos equipamentos até as orientações com os profissionais de saúde, visando à conscientização dos usuários.

A Unidade de Saúde Vila Esperança, por exemplo, realizou um evento no último sábado (19) para estimular os homens a adotar os cuidados com a saúde como uma rotina. Ao todo, 45 usuários da unidade participaram do encontro, no qual foram abordados assuntos como câncer, tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo e outras drogas. Além das rodas de conversa, os homens puderam participar de um circuito de saúde com avaliação de médicos, enfermeiros, orientações com fisioterapeuta, nutricionista, entre outros profissionais. Um educador físico fez a análise da composição corporal (taxa de gordura, massa magra).

Os sedentários foram convidados a participar das atividades físicas promovidas pela unidade de saúde. Houve uma grande adesão entre a população. Muitos homens não apareciam na unidade há anos, nem mesmo para tomar as vacinas, comenta a coordenadora, Juliana Gaioski.

O aposentado Renato Cruz Ferreira Jorge, de 62 anos, participou do evento na US Vila Esperança e gostou muito, devido à necessidade de conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidados preventivos com a saúde. Há muitos casos de diabetes e hipertensão que só são identificados em situação de crise, porque são doenças silenciosas e as pessoas não têm o hábito de se prevenir.