O mutirão do emprego, realizado pelo Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego na semana passada, resultou em 87 vagas de emprego cadastradas nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), das Ruas da Cidadania. As vagas foram ofertadas após 691 visitas a empresas, feitas pelas equipes da Secretaria, nas dez administrações regionais da Prefeitura.

A maior quantidade de visitas e vagas são nas regionais da Matriz e do Pinheirinho. As áreas de comércio e serviços ofertam a maior parte das vagas.

Os números são bastante satisfatórios considerando que foram cinco dias de visitas e o contexto atual da economia, diz diretora de Planejamento da Secretaria, Lenina Formaggi.

O mutirão foi um esforço concentrado dos dez postos do Sine administrados pelo Prefeitura de Curitiba, nas Ruas da Cidadania. O objetivo da força-tarefa foi aumentar o número de vagas de emprego ofertadas à população de Curitiba.

Ao longo da semana passada, os supervisores do Sine nas Ruas da Cidadania visitaram empresas localizadas em suas respectivas regionais para apresentar o serviço, que é gratuito, para empregadores e trabalhadores.

A ideia – além de captar as vagas e cadastrá-las no sistema para que sejam abertas aos trabalhadores imediatamente – é descentralizar a oferta de empregos e diminuir o deslocamento casa-trabalho.

Durante o mutirão, as empresas também puderam cadastrar a vaga em qualquer posto Sine nas Ruas da Cidadania.