O vereador Mestre Pop, do PSC, registrou um Boletim de Ocorrência no início da tarde desta terça-feira. Ele alega ter sido vítima de injúria racial que teria sido praticada pelo também vereador Zé Maria, do SD.

Tudo aconteceu na manhã desta terça-feira (24).  Os parlamentares tomavam café em uma das salas da Câmara Municipal de Curitiba quando Zé Maria teria feito o que seria uma piada. Outros vereadores também estavam presentes na mesma sala no momento em que tudo aconteceu. “Eu estava na minha bancada, pelas 10h30, fui até a sala dos vereadores e disse ‘bom dia, senhores’. Todos responderam, menos o Zé Maria. Ele disse ‘você chega e não dá bom dia?’. Depois disse que ninguém era velho ali para se chamado de ‘senhor’. Aí me chamou num canto e perguntou se eu estava gravando. Eu disse que não. Ele fez a piadinha: ‘tenho um negocio pra contar. Sabe por que o preto vai para igreja evangélica? Vai na igreja evangélica para chamar o branco de irmão’. Aquilo me ofendeu muito. Todos os vereadores ficaram sem graça, contou Mestre Pop em entrevista à Rádio CBN.

Na versão do vereador Zé Maria, tudo não passou de uma brincadeira. Ele ainda disse que queria pedir desculpas ao colega de Câmara. O caso foi encaminhado para o 1º Distrito Policial. O Código Penal descreve o crime de injúria racial como ofensas a honra de alguém utilizando elementos da raça, cor, etnia, religião ou origem. A pena pode chegar a três anos de reclusão.

Mestre Pop disse que não interpretou o que aconteceu como uma simples brincadeira entre amigos.

O vereador informou ainda que vai conversar com advogados para decidir quais providências devem ser tomadas. O caso também deve ser encaminhado para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara.