A Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulgou nesta terça-feira (24), data em que é comemorado o Dia do Rio, o diagnóstico preliminar das principais sub–bacias de Curitiba.

Entre 2014 e 2015, 96 das 120 sub-bacias da cidade foram monitoradas e passaram por avaliações que geraram Índice de Qualidade da Agua (IQA) agora apresentado através de um mapa.

Das 96 sub-bacias acompanhadas a maioria (62,5%) foi classificada com IQA ruim, 14 (14,5%) com IQA péssimo, 21 (21,8%) com IQA razoável e apenas um com IQA bom e nenhum com IQA Ótimo, condição não apresentada em áreas urbanas (veja tabela completa).

Durante a divulgação, o prefeito de Gustavo Fruet disse que são coincidentes os locais com péssima qualidade de água com os que mais apresentam problemas com alagamentos.

A cidade de Curitiba dá uma demonstração de clareza, transparência e de não ter receio de divulgar essas informações. São problemas de drenagem de mais de 50 anos, somados aos problemas relacionados ao descarte irregular de lixo. Este mapeamento é uma importante medida de alerta e conscientização, disse Fruet.

A Prefeitura está instalando totens de identificação nos rios e córregos da cidade. Os painéis apresentarão informações como nome, extensão total, extensão dentro de Curitiba, local da nascente profundidade, imagem da bacia a que pertence e o IQA. Hoje foram implantados totens nos rios Bacacheri- Parque Bacacheri, Rio Barigui – Parque Barigui, Rio Belém na Rua Brasilio Itibere e Rio Barigui – Rua Fredolim Wolf. Até o início do mês de dezembro serão implantados totens no Rio Belém – Parque São Lourenço, Rio Barigui-Parque Mané Guarrincha, Rio Barigui-Parque Guairacá, Ribeirão dos Padilhas-Rua Izaac Ferreira da Cruz, Rio Belém-Avenida Salgado Filho e Rio Belém-Avenida Cândido de Abreu.

Despoluição

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Renato Lima, explica que fica muito mais fácil de resolver um problema quando ele é identificado e que o mapa mostra justamente onde está localizado e qual o seu tamanho e onde a Secretaria precisa concentrar esforços. Os rios são patrimônios que precisam ser valorizados e recuperados. Estamos melhorando a qualidade dos rios menores e consequentemente estaremos melhorando a qualidade dos rios das grandes bacias em um efeito em cadeia, disse.

O mapa faz parte do Programa de Despoluição Hídrica, premiado na semana passada em Barcelona (Espanha) na categoria cidades do World Smart Cities Award 2015. O programa fiscaliza e regulariza o lançamento de esgotos domésticos nos cursos dos rios, trabalhando a universalização das redes de coletas de esgotos através Plano Municipal de Saneamento Básico.

Em um ano de programa, mais de 40 mil domicílios foram vistoriados e 200 mil pessoas atingidas positivamente. Paralelamente são realizadas ações de educação ambiental e limpeza das e recuperação das matas ciliares.

A proteção das nascentes localizadas em áreas urbanas também faz parte das medidas para melhoria da qualidade da água. Em março deste ano, Curitiba e mais dez municípios da região metropolitana participantes do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Região Metropolitana assinaram o Pacto das Nascentes.

Através do pacto, o município participante se compromete em diagnosticar, classificar, preservar, conservar e valorizar as nascentes, principalmente as localizadas em área urbana, e ainda ensinar e educar a sociedade sobre a importância da conservação da natureza.

O Programa Olho D’Agua com atividades de educação ambiental e de limpeza dos rios, juntamente com o departamento de Gestão de Risco, leva informações para as comunidades próximas ao leitos dos rios e áreas com possibilidade de cheias.

Índice de Qualidade das Águas

O Índice de Qualidade das Águas foi criado em 1970, nos Estados Unidos, pela National Sanitation Foundation. A partir de 1975 começou a ser utilizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Nas décadas seguintes, outros estados brasileiros adotaram o IQA, que hoje é o principal índice de qualidade da água utilizado no País.

O IQA é composto por nove parâmetros: oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes, potencial hidrogeniônico (ph), demanda bioquímica de oxigênio (dbo), temperatura da água, nitrogênio total, fósforo total, turbidez e resíduo total, com seus respectivos pesos, que foram fixados em função da sua importância para a conformação global da qualidade da água.

O índice foi desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta visando seu uso para o abastecimento público, após tratamento. Os parâmetros utilizados no cálculo do IQA são em sua maioria indicadores de contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos.

Estavam presentes no evento o comandante do Cindacta, coronel aviador José Vagner Vital, o comandante do 20º Batalhão de Infantaria Blindado Tenente Coronel Eduardo d’Avila, o coordenador do grupo gestor do projeto de revitalização do Rio Belém Mário Celso Cunha, o conselheiro da Sanepar Jair Cesar de Oliveira, o ecologista Eduardo Fenianos, o coordenador do movimento Todos pelo Bosque Gomm, Mathieu Struck, o presidente da AMA São Lourenço, Cesar Paes Leme, líderes comunitários, o administrador da Regional Boa Vista Osires Pontoni Klamas.