Nesta sexta-feira, 27, será realizada mais uma edição da Black Friday. A data é esperada pelos consumidores e varejistas que prometem vender produtos com descontos especiais. Porém, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que, este ano, 44% dos brasileiros vão pesquisar se os descontos anunciados são, de fato, reais antes de efetuarem a compra.

No geral, cerca de 35% de todos os consumidores entrevistados pretendem comprar na sexta edição do evento no Brasil. E 82% deles acreditam que a principal razão da compra é justamente a oportunidade de comprar produtos que precisam, a preços mais baixos, o que faz com que o evento se consolide a cada ano: 87% dos entrevistados consideram que a compra valeu a pena em 2014, em função do bom preço, sendo 7,9 a nota geral de satisfação com o evento.

Outros 49% afirmaram ainda não saber se vão fazer compras, mas que caso encontrem oportunidades boas, não as perderão. 

Descontos

Os descontos médios serão de 50%, segundo levantamento realizado pelo Cuponation, plataforma de cupom de descontos.

Segundo a pesquisa, aproximadamente 45% dos e-commerces entrevistados afirmaram que o desconto médio por produto que deve ser encontrado pelo consumidor será entre 41% e 50%. Outros 35% e-commerces afirmam que o desconto médio por produto passará de 70%.

Já em relação à quantidade de produtos com desconto, cerca de 45% dos entrevistas dizem entre 26% e 50% de todos os produtos terão descontos na Black Friday 2015.