O tempo tem contribuído com a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Desde o começo do ano, as temperaturas foram mais elevadas, inclusive durante o inverno, e as chuvas constantes. Novembro, por exemplo, já está com índice de chuva acima da média histórica no Estado. Londrina tem o maior acumulado do Estado. Até a manhã de ontem já havia chovido 417 mm, quando a média climatológica de novembro é de 160 mm.

Da mesma forma, as outras regiões do Paraná têm números de chuva bem acima do normal. O Norte e Noroeste já registravam, ontem, 96% mais chuva em novembro de 2015 que o de 2014. A região Central tinha 46% mais, e o Litoral 29%. Sul e Sudoeste tinha índice 41% acima da média histórica e a Grande Curitiba 46%.

Já estamos considerando a previsão de um período de temperaturas elevadas com chuvas no Paraná, ambiente propício para o desenvolvimento do mosquito (o Aedes), afirmou a chefe do Centro de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde, Ivana Belmonte, no dia 11 de novembro.

O que é

A microcefalia não é um agravo novo. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada

Os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a 33 cm

Esse defeito congênito pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como as substâncias químicas, agentes biológicos, como bactérias, vírus e radiação