O circuito da Bienal Aberta de Curitiba vai sediar uma ação bastante diferente no mundo da arte. A partir de de hoje, na Airez Galeria de Arte Independente, anexa a Caminhos do Chá, o artista visual Guilherme Zawa vai convidar as pessoas a participar do processo criativo que culminará na exposição gratuita Autorretratos Não Intencionais, a ser aberta no sábado (28). É um projeto que une arte e experimento social. A ideia é fazer com que os visitantes escrevam um texto ou gravem um áudio sobre alguém que não conheçam e que também esteja, naquele momento, na galeria ou na casa de chá ou, ainda, que tenha sido fotografado por Zawa. A pessoa poderá, por exemplo, contar o que imagina que se passa nos pensamentos e sentimentos do outro, e tudo mais que lhe ocorrer.

As imagens mostram momentos de pessoas flagradas por Zawa em ruas de diversas cidades, como Curitiba, Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai).

Quando se fala do outro, está a se falar mais de si mesmo do que do outro. Por isso a exposição tem o nome ‘Autorretratos não Intencionais’. Dessa forma, isso é uma obra.

Ainda na exposição, será lançado o livro de minicontos Matéria Escura, que também complementa os trabalhos acima citados. Na obra, Zawa reúne textos que escreveu diariamente, durante 30 dias, sobre um momento de alguém observado na rua. Entre os personagens curiosos estão um senhor que tenta ler um livro em frente a uma parede.