SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Unicamp divulgou nesta terça-feira o gabarito oficial para a primeira fase do vestibular 2016. A prova, feita neste domingo (29), foi considerada de nível médio pelos cursinhos. Confira o gabarito
Cerca de 71 mil candidatos, segundo a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), responsável pelo vestibular, participaram dessa primeira etapa do vestibular -dos 77.761 inscritos, 6.374 candidatos não compareceram para fazer o exame.
A prova da primeira fase é composta de 90 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, distribuídas da seguinte maneira: 14 questões de língua portuguesa e literaturas, 14 de matemática, 9 de história, 9 de geografia, 1 de filosofia, 1 de sociologia, 10 de física, 10 de química, 10 de biologia, 8 de inglês, além de 4 questões interdisciplinares. Veja a prova completa na versão Q e Z
Esse é o sétimo ano consecutivo em que a universidade registra recorde no número de inscrições. Nos dois últimos exames, a Unicamp recebeu cerca de 73.818 e 77.146 inscritos, respectivamente. Apesar disso, a relação de candidatos por vaga praticamente se manteve: 23,4 nesta edição ante 23,2 em 2015. O curso de medicina continua liderando a lista das carreiras mais concorridas, com 220 candidatos por vaga.
A Comvest também registrou aumento do número de candidatos de escolas da rede pública -o índice subiu de 26,6% para 28,1% este ano. Já entre os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (de acordo com a nomenclatura utilizada pelo IBGE), o aumento foi de 12,3% para 19,4% do total de inscritos este ano.
SEGUNDA FASE
No dia 14 de dezembro, a instituição divulgará a lista de aprovados na primeira fase, com os locais de provas da segunda e as notas de corte. A segunda etapa do vestibular acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2016. Este ano, a Unicamp ampliou o limite máximo de candidatos convocados para a segunda etapa em cursos de alta demanda, com 200 ou mais candidatos por vaga. Nesses cursos, o limite será de dez vezes o número de vagas do curso -antes esse índice era de oito vezes o número de vagas.
Os limites para os demais cursos permanecem os mesmos: nos cursos com até 100 candidatos por vaga, o limite de convocação para a próxima etapa será de no máximo seis vezes o número de vagas e nos cursos com concorrência entre 100 e 199, será de no máximo oito vezes o número de vagas.
APROVADOS
A Unicamp divulgará no dia 12 de fevereiro de 2015 a primeira chamada para matrícula não presencial. Os convocados deverão fazer a matrícula a partir das 8h do dia 13 até as 18h do dia 14 de fevereiro pela internet, na página da Comvest, usando o número de inscrição e senha. O candidato convocado que não fizer a matrícula, perde o direito à vaga e não poderá ser chamado nas próximas listas.
No dia 15 de fevereiro, a comissão divulgará as notas da segunda fase e a classificação. Os aprovados na segunda chamada serão anunciados no dia 16 de fevereiro às 12h, mesma data em que os aprovados na primeira chamada terão de ir à universidade para fazer a matrícula presencial.