TATIANA FREITAS
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Sem concorrentes, a chinesa China Three Gorges (CTG) venceu o leilão das usinas Jupiá e Ilha Solteira, que pertenciam à Cesp, na manhã desta quarta-feira (25) em São Paulo. Com potência instalada de 5 mil MW, as usinas localizadas no rio Paraná formavam o principal lote do leilão de 29 hidrelétricas promovido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A empresa aceitou receber R$ 2,381 bilhões por ano pelos serviços de geração, sem deságio em relação ao preço teto estipulado pela Aneel. Essa foi a única proposta apresentada para as usinas que pertenciam à Cesp.
O grupo também deverá pagar R$ 13,8 bilhões em bônus de outorga, ou 80% do valor total que o governo espera arrecadar neste leilão para reduzir o déficit em suas contas. Desse valor, 65% devem ser pagos até 30 de dezembro deste ano.
A chinesa é sócia da EDP Energias do Brasil em três hidrelétricas, mas apresentou a proposta sozinha por Jupiá e Ilha Solteira, representada pelo banco Itaú.
As usinas oferecidas hoje não tiveram as concessões renovadas nos moldes da MP 579, que reduziu os preços da energia em 2010. Por isso, estão sendo relicitadas.
O lote de Jupiá e Ilha Solteira abriu o certame desta quarta. Outras 27 usinas estão sendo leiloadas nesta manhã.