A Administração Regional Portão recebe nesta semana serviços da Prefeitura durante a Operação Concentrada, que reúne diversas secretarias para atender demandas da população. Serão executados trabalhos nos bairros Santa Quitéria e Portão, como roçada, sinalização viária, coleta de entulhos em terrenos baldios, pavimentação e limpeza de canais, desobstrução de galerias pluviais e manutenção na iluminação.

Nesta quarta-feira (25), a Operação Concentrada reuniu equipes da Prefeitura com máquina retroescavadeira e caminhões. Logo pela manhã, no entorno da Praça do Farol do Saber no Santa Quitéria, foram iniciados trabalhos de limpeza da praça e manutenção nos postes de iluminação, com trocas de lâmpadas, reatores, bocal e relê.

“Parabenizo a Prefeitura e a regional Portão, não só por este trabalho, mas pelo histórico de atendimentos no bairro”, disse César Augusto Fernandes, de 48 anos, empresário que mora no Santa Quitéria há 15 anos. Ele destaca que a participação da comunidade é fundamental para manter a cidade limpa. “É bonito ver famílias reunidas nos finais de semana na praça do Santa Quitéria e perceber que ocupam o espaço público para lazer. Mas é preciso que a sociedade tenha maior conscientização com o lixo e atue de forma direta junto ao poder público”, disse Fernandes, que observou que Curitiba não teve problemas de enchentes com as fortes chuvas da temporada.

A Rua Manoel Diniz, no Santa Quitéria, também recebeu melhorias com a operação concentrada. Equipes da Prefeitura limparam galerias de água pluvial, com a utilização do caminhão sugador, que ao longo da semana passará por outras ruas para execução do mesmo serviço.

Moradora há mais de 40 anos no local, Luiza Martins Destefano, de 86 anos, ficou satisfeita com a notícia de que seu bairro está recebendo melhorias. “É importante esse trabalho da Prefeitura, pois ajuda na manutenção do bairro que sempre precisa desses serviços disse.

O administrador da Regional Portão, Marco Mello, conta que acompanha, com as equipes da regional, as demandas que chegam através do 156 e procura atender o mais breve possível às solicitações. Essa é uma determinação do prefeito Gustavo Fruet: que a administração seja participativa, por uma Curitiba mais humana. E estamos realizando essas intervenções programando medidas levando em conta os pedidos de moradores, associações de moradores e empresas, beneficiando toda a população, disse Marco Mello.

A Operação Concentrada da Regional Portão acontece até sexta-feira (27). Algumas intervenções relacionadas a operação tapa-buraco e limpeza e desassoreamento do Rio Barigui  vão se prolongar até a próxima semana.

Participam as secretarias de Meio Ambiente, Trânsito, Governo e Obras Públicas.