RICARDO GALLO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um grupo de alunos de um colégio particular de São Paulo criou aplicativos de celular para dissecar os livros que caem no próximo vestibular. A ideia partiu da professora de literatura do Colégio Mater Dei, nos Jardins (zona oeste de São Paulo), Gisa Gasparotto.
Usando uma plataforma grátis, ela fez uma análise de “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, uma das obras obrigatórias da Fuvest, processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo).
A prova da primeira fase acontece no próximo domingo (29), às 13h. Neste ano, a concorrência deve ser bem maior em relação ao ano passado, devido a uma redução na quantidade de vagas. Em vez das 11.057 vagas anteriores destinadas à USP, por exemplo, agora serão 9.568 vagas.
Ao mesmo tempo, estimulou os alunos a fazerem o mesmo. Surgiram, por exemplo, o resumo e a análise de obras como a do conto Amor, do livro “Laços de Família”, de Clarice Lispector –que está na lista da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Nele, são listados o contexto da obra, publicada em 1982, os elementos da narrativa, os personagens e uma interpretação do conto.
Preparação Estudante tenta há 8 anos entrar em medicina ‘Questão principal é revisar’, diz 1ª colocada em medicina na USP “Acho que fica muito mais prático do que o resumo em papel. Se você gostar, acaba sendo uma porta para ler”, disse Vitória Guidi, 18, autora do aplicativo.
Ela estuda para prestar psicologia no vestibular da USP e da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). A vantagem da ferramenta é permitir atualizações em tempo real e o acesso por celular, tablet, nas plataformas iOS e Android, afirma Gisa.
Há mais aplicativos disponíveis, como sobre livros de Lygia Fagundes Telles, Graciliano Ramos, Lima Barreto e Hilda Hilst, entre outros. Gisa diz que os aplicativos não excluem a leitura das obras. Servem como complemento à leitura, usados como roteiro de estudos. Os aplicativos estão disponíveis na página da Fábrica de Aplicativos.