SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As autoridades de Chicago esperam mais uma noite de protestos nesta quarta (25) pela divulgação de um vídeo que mostra a morte de um jovem negro por um policial.
O vídeo, de outubro de 2014, mostra um policial atirando 16 vezes em Laquan McDonald, de 17 anos, em uma rua bloqueada por viaturas de polícia. As autoridades demoraram mais de um ano para indiciar o policial, Jason Van Dyke, que está preso, por assassinato, e tornar as imagens públicas.
Segundo a polícia, McDonald portava uma faca. No momento da morte, os agendes atendiam reclamações de que alguém estaria roubando aparelhos de som de carros na região.
A autópsia concluiu que o jovem levou ao menos dois tiros pelas costas. Uma droga alucinógena, PCP, foi encontrada em seu organismo.
É a primeira vez em 30 anos que um policial de Chicago é acusado de assassinato em primeiro grau por morte durante ação em serviço, segundo o jornal “Chicago Tribune”.
O caso é um dos poucos nos EUA em que um agente branco é levado a julgamento pela morte de um negro. Diversos protestos da comunidade negra surgiram em 2014, como em Ferguson, devido à falta de indiciamento dos policiais envolvidos.
À CNN, o advogado do policial, Daniel Herbert, disse que as imagens “distorcem” a situação e que o agente estava com medo ao agir frente a um suspeito que parecia estar sob o efeito de drogas..
“O vídeo, por natureza, é bidimensional. Ele distorce as imagens. Então o que parece ser claro no vídeo nem sempre é claro de fato”, disse, acrescentando que Van Dyke “temia por sua vida e a de seus colegas policiais”.
INCIDENTES
Outros casos semelhantes também provocaram comoção nesta semana. Na terça, três homens brancos atiraram contra manifestantes negros que protestavam em Minneapolis.
Cinco pessoas ficaram feridas, sem gravidade. Elas protestavam pela morte de James Clark, 24, que estaria algemado quando recebeu um tiro na cabeça dado por um policial no dia 15 de novembro.
Em outro incidente, no domingo (22), 16 pessoas ficaram feridas em um tiroteio em Nova Orleans, durante um evento não autorizado em um bairro da cidade.
Centenas de pessoas estavam reunidas no bairro Ninth Ward para filmar um musical. A polícia foi enviada ao local para dissolver o encontro.
Quando chegou ao local, tiros foram disparados a partir da multidão por razões ainda desconhecidas.