SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Turquia divulgou nesta quarta-feira (25) áudios que o país afirma serem os dez avisos dados ao caça russo abatido por seus militares nesta terça.
Segundo a Turquia, o avião teria invadido seu espaço aéreo, informação negada pela Rússia.
Também nesta quarta, Moscou anunciou que resgatou um dos dois pilotos do caça abatido -ambos conseguiram se ejetar durante a queda, mas um deles foi morto por rebeldes sírios. O militar diz que não recebeu nenhum aviso prévio dos turcos antes da derrubada da aeronave.
Nos áudios, pode-se ouvir uma voz dizendo, em inglês, “change your heading”, ou “mude sua direção”.
REAÇÕES
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou nesta quarta-feira ao seu homólogo turco, Mevlüt Çavusoglu, que a Rússia suspeita que a derrubada de um bombardeiro russo Su-24 por aeronaves turcas foi um ato premeditado.
“Temos sérias suspeitas que isso foi um ato premeditado. Isto se parece muito com uma provocação planejada”, disse Lavrov em entrevista.
Na terça, o presidente russo, Vladimir Putin, classificou o episódio como uma “punhalada nas costas”, acusou a Turquia de ser “cúmplice do terrorismo” e alertou que a derrubada do Su-24 “terá graves consequências para as relações russo-turcas”.
Por outro lado, a Turquia insiste que o avião de guerra russo violou seu espaço aéreo e seus pilotos ignoraram dez advertências.
Já o regime sírio do ditador Bashar al-Assad -aliado de Moscou- classificou o ato como um “crime de guerra”.
Os EUA e a OTAN (Organização dos Tratados do Atlântico Norte), por sua vez, afirmaram confiar na versão turca dos fatos. Barack Obama defendeu, nesta terça, o direito de Ancara defender o seu território.