MARCELO NINIO
WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – Em meio ao temor criado após os atentados em Paris, o presidente dos EUA, Barack Obama, foi a público nesta quarta (25) para afirmar que não há sinais de ameaça terrorista iminente contra o país.
A mensagem tranquilizadora do presidente é feita na véspera do feriado de Ação de Graças, um dos feriados mais importantes dos EUA, quando o movimento nos aeroportos é intenso e milhões de pessoas viajam para encontros familiares. Obama fez o pronunciamento na Casa Branca após se reunir com os responsáveis pelas agências de segurança nacional.
“Não temos conhecimento de nenhuma informação específica e confiável que indique um plano [terrorista] no território nacional”, disse o presidente, encorajando os americanos a não mudar seus planos no feriado. “Estamos tomando todas as medidas possíveis para manter o país seguro.”
Apesar da ausência de uma ameaça específica, as autoridades americanas entraram em alto grau de alerta depois dos atentados de Paris, no dia 13, que deixaram 130 mortos. No início da semana, o FBI (polícia federal) enviou um comunicado a departamentos de polícia de todo o país sobre o risco de algo semelhante ocorrer em território americano. Além disso, o departamento de Estado emitiu um alerta mundial para os viajantes, recomendando que mantenham-se vigilantes em visitas ao exterior.
Obama disse compreender os temores de muitos americanos e sua hesitação em viajar no feriado.
“Os americanos estão se perguntando se aqui é seguro, se é seguro pegar um vôo”, disse o presidente. “E eu sei que famílias tem conversado sobre seus medo da ameaça terrorista na mesa de jantar, muitos pela primeira vez desde o 11 de Setembro, e é compreensível quee as pessoas estejam preocupadas de que algo semelhante [a Paris] possa acontecer aqui”.
Estima-se que cerca de 47 milhões de pessoas viajarão pelos EUA no feriado, o mais movimentado do ano no país. Do total, pelo menos 3,6 milhões viajarão de avião, segundo a organização AAA, especilizada em transporte.
Com a segurança reforçada, há previsões de atrasos e longas filas nas checagens dos aeroportos. Em Nova York, a parada de balões de Ação de Graças da Macy`s, um dos mais tradicionais eventos do feriado, deve atrair cerca de 3,5 milhões de pessoas ao longo dos quatro quilômetros de seu percurso. O contingente policial foi ampliado e não estão previstas alterações no programa.
Em seu pronunciamento, o presidente Obama pediu à população que fique alerta e avise as autoridades se perceber algo suspeito. “Isso sempre ajuda. Mas fora isso, os americanos devem manter suas atividades de Ação de Graças normalmente, aproveitar o tempo com familiares e amigos e celebrar nossas bênçãos”, disse o presidente.