ARTUR RODRIGUES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A gestão Fernando Haddad (PT) anunciou nesta quarta (25) que o novo secretário municipal de Habitação será o arquiteto e urbanista João Sette Whitaker Ferreira.
Professor livre-docente da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), da USP, e membro do Conselho da Cidade, Whitaker assumirá o lugar de José Floriano de Azevedo Marques Neto, indicado do partido de Paulo Maluf (PP).
A troca ocorre em um momento de incertezas sobre o apoio do PP à reeleição de Haddad. Integrantes do partido chamaram o apresentador José Luiz Datena, da TV Bandeirantes, para concorrer ao cargo.
Whitaker assume o cargo em uma situação complicada, em que cerca de 15 mil unidades habitacionais estão paradas por falta de verba federal. Das 55 mil unidades prometidas por Haddad, foram entregues 8.348.
De acordo com o balanço oficial, 23.140 unidades estão em obras. A Folha de S.Paulo revelou, porém, que prédios que constam como em construção acabaram virando ‘esqueletos’ sem operários.
Antes de ser chamado para o cargo, Whitaker já demonstrava publicamente apoio às políticas do prefeito.
Em abril, em post em seu blog com críticas à cobertura da mídia da atual gestão, ele falou sobre “o quanto [Haddad] vem realizando, não obstante a crise orçamentária e a complexidade inerente à gestão de uma cidade como São Paulo, ainda mais em um sistema político cuja lógica de ‘governabilidade’ sabemos ser perversa”.