MARCELO TOLEDO
RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou nesta quarta-feira (25), com restrições, a fusão das empresas Dabi Atlante e Gnatus, fabricantes de equipamentos odontológicos, que passam a formar a companhia líder na fabricação e venda do setor na América Latina.
Com a aprovação da fusão das duas empresas, ambas de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), nasce uma holding -de nome ainda não revelado- que terá como foco fortalecer o mercado interno e, também, avançar no exterior.
Ganhar mercado externo foi o motivo apontado quando o processo de fusão foi anunciado pelas empresas em janeiro. Uma das metas é vender ao mercado norte-americano.
Juntas, as empresas faturaram R$ 280 milhões no ano passado, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. Para 2016, a previsão é de um faturamento de cerca de R$ 300 milhões.
“Queremos fortalecer o mercado interno e nos tornar mais competitivos, num mercado que já é altamente competitivo. E, com o fortalecimento, alcançar os mercados externos”, afirma o presidente da nova empresa, Luiz Roberto Kaysel Cruz. Segundo ele, as empresas, que hoje somam cerca de mil funcionários, são “complementares”.
As empresas se comprometeram a vender a marca Gnatus no mercado interno para um agente econômico com condições de rivalizar com a nova empresa, segundo o Cade. No exterior, a marca poderá ser usada por mais dez anos.
Hoje, 40% da produção das duas empresas se destina ao mercado internacional. A Dabi já exportava para mais de 30 países, enquanto a Gnatus atingia 142 países.