Um carro ficou parcialmente destruído na manhã de ontem, no Centro Cívico, depois de pegar fogo. Na semana passada, um carro também ficou destruído por um incêndio depois de se envolver em um acidente na Rodovia dos Minérios. Esse tipo de ocorrência não é incomum na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Estatística do Corpo de Bombeiros mostra que a cada três dias acontecem, em média, quatro incêndios em meio de veículos na Grande Curitiba.

De janeiro até ontem, a estatística mostrava 480 ocorrências na RMC — sendo 175 atendidos pelo 1º Grupamento dos Bombeiros, em Curitiba, 148 atendidos pelo 6ºGB, em São José dos Pinhais e que atende a região, e 157 casos socorridos pelo 7ºGB, que atende Curitiba e os municípios do Norte da RMC.

No Paraná, no mesmo período, foram 1.881 casos de incêndios em meio de transporte, quantidade semelhante ao do ano passado, que entre janeiro e novembro teve 1.887 casos registrados. Também na RMC os números são semelhantes. Em 2014 foram 490 de janeiro a novembro.

Causa

Entre as causas dos incêndios em automóveis, a principal é a falta de manutenção. O que mais provoca um incêndio em um veículo é o mau estado da mangueira de combustível. Quando ela fica ressecada, pode fazer vazar o combustível. Aí, qualquer faísca provoca um incêndio, explica o presidente do Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná (Sindirepa-PR), Wilson Bill.

A recomendação básica para evitar um acidente deste tipo é manter a revisão do carro em dia. Mesmo se você vai ao mecânico para trocar uma lâmpada, não custa pedir para dar uma verificada nos cabos e mangueiras, diz Bill. E o custo nem é tão alto. Segundo Bill, um metro de mangueira de combustível pde sair entre R$ 30 a R$ 40. Um carro deve passar por revisão a cada 10 mil km rodados, em média.

Em todos os casos as causas dos incêndios precisam ser investigadas.