SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma representante da ONU informou nesta quarta-feira (25) que até 41 milhões de jovens na região do Sahel, na África, têm um futuro sombrio, o que os torna suscetíveis à radicalização. A enviada especial das Nações Unidas ao Sahel, a etíope Hiroute Guebre Sellassié, informou que jovens em Burkina Fasso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger têm vivenciado a desesperança.

“Se nada for feito para aumentar a educação, o emprego e oferecer outras oportunidades para jovens menores de 25 anos, o Sahel vai se tornar um centro de migração em massa e de recrutamento e formação de grupos terroristas”, disse Selassié nesta quarta ao Conselho de Segurança da ONU, em Genebra.

ONDE FICA O SAHEL

O Sahel, uma faixa horizontal ao sul do Saara, que corta a África e tem cerca de 700 km de largura, em média, e 5.400 km de extensão, é uma das regiões mais pobres do mundo. Ela disse que os governos de países ao sul do Saara serão forçados a gastar uma percentagem significativa de seus orçamentos para lidar com as crescentes ameaças à segurança.