TATIANA CUNHA
ABU DHABI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS (FOLHAPRESS) – Prestes a disputar a última corrida de sua primeira temporada como titular da F-1, neste domingo (29), em Abu Dhabi, o brasileiro Felipe Nasr fez um balanço positivo de seu ano de estreia na principal categoria do automobilismo e de sua parceria com a Sauber.
“Acho que foi um ano positivo e todos [no time] ficaram impressionados. Eu fiquei contente pela sinceridade da equipe comigo. Ninguém nunca me prometeu nada além do que aconteceu neste ano e, apesar das dificuldades, de o carro não ter se desenvolvido durante o ano, a gente já sabia que seria assim antes”, afirmou o brasileiro no paddock de Yas Marina nesta quinta-feira (26).
Apesar das dificuldades por conta da falta de desenvolvimento do CW34, Nasr ocupa a 13ª posição no Mundial de pilotos com 27 pontos conquistados -mesma quantidade que o veterano Pastor Maldonado, da Lotus.
“Esta honestidade da equipe comigo foi muito legal e todo mundo no time soube trabalhar com isso de uma maneira boa. Acho que, no geral, por este ter sido meu primeiro ano, por eu não conhecer todas as pistas, os procedimentos do carro, foi um bom ano de aprendizado. A equipe está supercontente com a maneira como encarei e aproveitei situações que tivemos durante o ano e acho que vim melhorando ao longo da temporada”, disse”.
Após passar em branco no Mundial de 2014 e ter terminado o ano sem marcar pontos, a Sauber soma 36 nesta temporada e é a oitava colocada, à frente de McLaren e Manor.
A parceria com o sueco Marcus Ericsson, com quem teve atritos enquanto ambos disputavam a GP2, também foi positiva, de acordo com Nasr.
“Foi muito tranquilo, muito profissional. Nós dois chegamos ao time com o mesmo objetivo, tivemos um relacionamento normal e acho que trabalhamos bem juntos. Para o time foi importante ter esta sintonia interna, pois acabamos ajudando na evolução da equipe”, afirmou o piloto brasileiro.
Apesar de ter um ano a mais de experiência na F-1, Ericsson tem menos pontos que Nasr neste ano: é o 18º colocado no Mundial com apenas nove pontos conquistados.
Para o GP de Abu Dhabi, no domingo, Nasr não tem grandes expectativas.
“Se depender só da performance do carro nós não devemos ser capazes de lutar por pontos. Mas é a última corrida do ano e vamos tentar aproveitar qualquer oportunidade que surgir para tentar terminar o ano em alta”.
Os primeiros treinos livres para a prova que encerra o Mundial de 2015 acontecem nesta sexta-feira (27), às 7h e às 11h (de Brasília).
A corrida, no domingo, tem largada prevista para as 11h (de Brasília).