SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O bilionário e pré-candidato à Presidência dos EUA pelo partido Republicano, Donald Trump, foi alvo de mais uma controvérsia durante sua campanha -desta vez, por imitar um jornalista do “New York Times” que é portador de uma doença congênita, ao criticá-lo.
Durante um comício, Trump citou Serge Kovaleski, que tem artrogripose múltipla congênita, ou AMC, enquanto balançava os braços de maneira caricatural.
A discussão começou ao Trump citar uma reportagem de Kovaleski para provar seu argumento de que “milhares” de muçulmanos em Nova Jersey celebraram a queda das Torres Gêmeas durante o 11 de Setembro.
O texto foi escrito na época para o “Washington Post” e relatava ações policiais que detiveram pessoas em Nova Jersey que supostamente assistiam à queda do World Trade Center nas coberturas de prédios, em “uma espécie de festa”.
Kovaleski questionou a afirmação de Trump, afirmando que “não se lembra de alguém falar de milhares ou mesmo dezenas” de pessoas detidas em tais circunstâncias.
“Esse cara, vocês precisam ver esse cara”, disse Trump a uma plateia de apoiadores, enquanto o fazia a suposta imitação. “‘Ahh, eu não sei o que eu disse. Ahh, eu não me lembro'”, prosseguiu durante sua fala, na Carolina do Sul.
A artrogipose provoca contraturas musculares e afeta o movimento das articulações. Kovaleski manifesta a condição principalmente em seu braço direito.
O repórter, também pelo “Washington Post”, trabalhou em diversas reportagens que envolviam Trump entre 1987 e 1993. Kovaleski afirmou ao mesmo estar certo de que o pré-candidato com certeza deve se lembrar de usa fisionomia.
O “New York Times” para o qual o jornalista trabalha atualmente, classificou de “ultrajante” o comentário de Trump.
A campanha de Trump não se manifestou oficialmente sobre o episódio, mas o pré-candidato postou diversas críticas em relação à gestão empresarial do jornal nova-iorquino em sua conta no Twitter, sem mencionar Kovaleski ou o episódio de 11 de Setembro em questão.
Trump tem sido alvo de críticas constantes desde o momento em que se lançou sua pré-candidatura à Casa Branca, em especial por comentários considerados baixos sobre seus adversários e posições extremadas sobre imigrantes.