Siga essas Dicas para as Compras da Black Friday

Com o objetivo de orientar sobre dois principais problemas – comércio fraudulento e as práticas abusivas do comércio eletrônico regular -, destaca-se alguns cuidados e atitudes essenciais para uma compra mais segura e consciente do consumidor:

1. Informe-se sobre a reputação da loja em que se pretende comprar. Busque informações na Internet e com experiências de conhecidos. Alguns Procons, como a Fundação Procon/SP, possuem uma lista com sites a serem evitados pelo consumidor http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

2. Cuidado com e-mails e sites fraudulentos. E-mails não solicitados podem conter anexos infectados e links que podem levar o consumidor a sites fraudulentos ou até mesmo instalar malwares no computador e dispositivos móveis. O recomendado é entrar no site oficial da loja por seu endereço online e não por meio de links duvidosos.
Foto
3. Consulte os sites comparadores de preços e produtos online. Pesquise sobre
os produtos que deseja comprar e avalie a variação do preço promocional no dia da oferta.

4. Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome empresarial, CNPJ/CPF, endereços físico e eletrônico, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização, conforme determina o Decreto nº 7.962/2013. Utilize esses dados para se informar sobre a empresa que deseja comprar junto a bancos de dados oficiais, como a Receita Federal.

5. Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização de compra.

6. Verifique se o site da empresa possui conexões seguras para proteção de seus dados. Identifique no início do endereço eletrônico a presença do https e de um cadeado ativado na extremidade esquerda da barra de endereços do seu navegador. Ao clicar nesse cadeado, a informação ali presente deve ser a mesma do site acessado. Para se informar sobre conexões seguras acesse a Cartilha do CERT.br http://cartilha.cert.br/uso-seguro/#10.1

7. Verifique a presença de certificados de segurança de pagamentos nas transações bancárias realizadas com o fornecedor. Não forneça seus dados bancários a sites que não possuam http://www.procon.pr.gov.br 23/11/2015 15:21:10 – 1certificados de segurança. Somente acesse sites do fornecedor digitando o endereço diretamente em seu navegador, evitando links existentes em uma página ou em uma mensagem; evite compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou por meio de redes Wi-Fi públicas.

8. Mantenha a segurança do seu computador em dia. Atualize as versões dos seus programas e faça uso de mecanismos de proteção como antivírus, antimalware e firewall. Para mais informações sobre como manter seu computador seguro, acesse a Cartilha do CERT.br cartilha.cert.br/computadores/

9. Lembre-se, o Código de Defesa do Consumidor também protege o consumidor que adquire produtos e serviços pela Internet.

Caso ocorra algum problema ou abuso junto a sites regulares de comércio eletrônico o consumidor deve primeiramente contatar o fornecedor para a resolução da questão. Em caso de não ser devidamente atendido, pode recorrer ao portal Consumidor.gov.br, se a empresa estiver cadastrada
(www.consumidor.gov.br/pages/principal/empresas-participantes), ou ao Procon mais próximo de sua residência.

Por fim, cabe mencionar que a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) criou em 2013 um Código de Ética para o Black Friday Legal, juntamente com um selo de identificação das empresas participantes, cujo objetivo é estabelecer normas de conduta e boas práticas nas promoções. A consulta ao site do Black Friday Legal (blackfriday.com.br) com a relação de empresas participantes, bem como ao Código de Ética do evento (www.camara-e.net/blackfriday/codigo.html), também podem auxiliar na prevenção de problemas e garantir maior segurança aos consumidores.