Na França, foi Hélène de Mecklennbourg, nora do rei Louis-Philippe, quem introduziu a árvore de Natal para ser tradição. Em 1837 o soberano francês mandou ornamentar, pela primeira vez, um pinheiro natalino no palácio das Tuileries.

Mas na Alemanha, os mercados sempre foram parte da cultura popular. Os mercados natalinos aparecem mesmo nas menores cidades. O que não impede que cada lugar considere o seu o maior, o melhor, o mais animado, o mais bonito. Alguns, nas grandes cidades, têm fama internacional e atraem turistas de todas as partes da Europa e mesmo de outros países.

O mercado natalino mais antigo é o de Dresden – o Striezelmarkt -, entre 27 de novembro e 24 de dezembro. A cidade é famosa também pelo Christstolle, bolo de Natal típico da Alemanha. A cidade foi praticamente destruída pelo exército aliado, embora a guerra já tivesse terminado. A reconstrução reproduziu monumentos e ambientes do passado, respeitando o estilo barroco. Dresden é conhecida como a Florença do Elba .


Só mesmo o Natal para apagar um pouco das amarguras no mundo

É para Nüremberg que os visitantes seguem, entre 27 de novembro e 24 de dezembro, para provar do pão de especiarias e mel e beber Feuerzangenbowle, bebida da estação que existe em todo o país, mas é mais famosa em Nüremberg.

Lübeck faz seu mercado entre 23 de novembro e 30 de dezembro, o preferido das crianças. Tem Floresta Encantada e um calendário do Advento vivo. A cidade hanseática tem o centro histórico classificado de patrimônio mundial da Humanidade (Unesco) e mantém seu charme, nas margens do mar Báltico.

O mercado de Heidelberg é considerado o mais romântico, instalado na beira do Neckar, em Bade-Wurtemberg, sudeste da Alemanha. A cidade é dominada pelo castelo e é um dos postais mais bonitos do país.

Ravennaschlucht tem mercado entre 28 de novembro e 20 de dezembro. Mas só nos finais de semana. Na garganta de Ravenna, coração da Floresta Negra, perto de Fribourg, o mercado natalino aposta no artesanato local. É um dos poucos mercados no meio rural.

Bremen faz a festa natalina entre 26 de novembro e 23 de dezembro. O charme marítimo nas margens do Weser contribui para o sucesso do mercado Schlachte-Zamber, com seus aromas de peixes defumados e seu pão de especiarias recém saído do forno. Tudo combinando muito bem com a paisagem de inverno, o cais movimentado, os barcos brilhando com suas luzes refletidas nas águas. É o chamamento para longas viagens.


Festa nas grandes e nas pequenas cidades alemãs

Trèves tem mercado entre 23 de novembro e 22 de dezembro. Na cidade fundada pelos romanos, coração da região vinícola, os vinhos quentes brancos e tintos aquecem as noites frias do inverno tradicional. Fica no Mosel, Renania-Palatina, sempre guardando um belo patrimônio da época romana.

Ratisbonne festeja o Natal entre 23 de novembro e 23 de dezembro. Um passeio de barco pelo Danúbio, provando o vinho quente de especiarias, é um clássico da temporada de festas do final de ano. A bela cidade bávara é classificada patrimônio mundial da Humanidade (Unesco).

Erfurt abre mercado de 24 de novembro a 22 de dezembro. Uma pirâmide de 12 metros de altura e uma árvore de Natal de 25 metros, além do presépio com figuras esculpidas em madeira, no tamanho natural, fazem o espetacular Natal da capital da Turingia, bispado católico fundada no século VIII, que o rio Gera atravessa. A catedral gótica é pura maravilha. É em Erfurt que se prova o Erfurter Schnittchen, bolo típico natalino da região.

Stuttgart faz seu mercado entre 25 de novembro e 23 de dezembro e o Hutzelbrot, pão de frutas secas e especiarias, é atração. O mercado combina um antiquário e as compras de Natal. Perto da França e de Strasbourg, Stuttgart é a sexta maior cidade alemã, com muitos museus de arte, restaurantes, bares e animação. Capital de Bade-Wurtemberg, é vizinha da estação climática turística de Baden-Baden, com suas águas quentes e seu cassino famoso.

Para saber mais, acesse www.germany.travel.com


O mercado natalino mais antigo é o de Dresden, bela cidade renascida das cinzas da segunda guerra mundial, quando foi destruída pelos aliados (e a guerra já tinha terminado)
Nuremberg tem um dos mercados natalinos mais famosos da Alemanha

Ônibus de luxo, champagne, pratos preparados por chefs: melhor maneira de fazer um tour por Berlim na época do Natal

DESTAQUES

TOUR NATALINO EM BERLIM
Os ônibus são de luxo, os clientes são recebidos com champagne e curtem pratos preparados por chefs, enquanto fazem o tour natalino pela cidade. É programa da gourmet-liner, custando 99 euros por pessoa. Veja em www.gourmet-liner.de

INVERNO NO CANTÃO DE VAUD
Seja para aproveitar os esportes de inverno ou para curtir o nada fazer e depois descansar, em torno da lareira acesa, os destinos vaudoises estão cheios de ofertas especiais como hospedagem gratuita para crianças até 9 anos, esqui grátis durante os dias de estada. Para os adultos, descontos e gratuidades também, como uso da piscina, da pista de patinação, redução no aluguel de roupas especiais e de material ou até nos cursos de esqui. São coisas que surgiram com a crise econômica e a crise de segurança, e não vai faltar quem queira aproveitar.

COMILÕES EM FESTA
O Cantão de Vaud é o paraíso dos gastrônomos. Agora conta com 11 novos estabelecimentos classificados pelo Gault&Milau para 2016, totalizando 101 restaurantes que acumulam 1411 pontos. Em 2015 foram 98 restaurantes com 1368 pontos.

MUSEU DE CHAPLIN
Será inaugurado em 2016 o museu de Chaplin em Vevey (Suíça). Enquanto esperam, os visitantes podem se hospedar no Modern Times Hotel, lembrando o famoso filme de Charlot. O estabelecimento de 4 estrelas vai receber os primeiros hóspedes em fevereiro de 2016. Terá 138 quartos e 6 salas de conferências, terraço, tanque natural, fitness, bar, restaurante e boutique com produtos locais.

JGOS DE INVERNO DA JUVENTUDE
Lausanne acolherá os JO de Inverno da Juventude em 2020, festejando o centenário do Comité International Olympique – CIO – na cidade. A capital do Vaud vai organizar a terceira edição dos jogos, mantendo a fama de Capital Olímpica que ostenta, desde 1994. As competições vão acontecer no Alpes e no Jura, com repercussão internacional. Será também em 2020 que a CIO fará mudança para o novo prédio, sempre em Lausanne. O Museu Olímpico de Lausanne, nas margens do Léman, têm exposição permanente que conta a história dos jogos desde a Antiguidade.

NATAL EM MONTREUX E LAUSANNE
Desde 20 de novembro e até 24 de dezembro, Montreux veste trajes de gala para festejar Noel. O evento mais famoso é o mercado natalino, nas margens do lago. Papai Noel espera pelas crianças em Rochers-de-Naye, a 2000 metros de altitude. E estará também me Caux, na Village de Noel, onde se instala o escritório do bom velhinho, ajudado pelos lutins na fabricação dos brinquedos. No Castelo de Chilon a atração é a Féerie Médiévale e o festival Lausanne Lumières estará cobrindo casas, pontes, praças de luzes monumentais.