DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O líder do Partido Socialista de Portugal, António Costa, tomou posse nesta quinta (26) como novo premiê do país prometendo um governo de “atitude moderada” e criticando os resultados da gestão do antecessor, o centro-direitista Pedro Passos Coelho. Após enumerar problemas como desemprego, empobrecimento e degradação dos serviços públicos, porém, o socialista elogiou o “empenho” do centro-direitista. Costa foi nomeado primeiro-ministro na terça (24) pelo presidente Aníbal Cavaco Silva, que o encarregou de formar novo governo.

Com o apoio dos comunistas e do Bloco de Esquerda radical, ele conseguiu costurar um acordo que lhe deu a maioria no Legislativo. A aliança de Passos Coelho vencera as eleições parlamentares do dia 4 de outubro, mas não obtivera maioria absoluta, e seu novo governo caiu 12 dias depois da posse.

O centro-direitista, que governava Portugal desde 2011, implantou a austeridade exigida pela “troica” (FMI, União Europeia e Banco Central Europeu) em troca de resgate financeiro ao país. Com o programa, que entre outras medidas elevou impostos, suspendeu feriados e cortou funcionários, Passos Coelho viu sua popularidade despencar. A chegada de Costa ao poder, um ano depois da prisão do ex-premiê socialista José Sócrates -acusado de corrupção e libertado no mês passado-, despertou no mercado temores de que Portugal deixasse de cumprir seus compromissos internacionais.

Questionado por Cavaco Silva, o novo premiê afirmou ter condições de formar um “governo estável, que respeite os compromissos internacionais do país e permita aprovar o mais rápido possível um Orçamento para 2016”.