CATIA SEABRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Maior corrente do PT, a CNB de São Paulo se reuniu na noite desta quinta-feira (26) para referendar a nota em que o presidente nacional do partido, Rui Falcão, ameaça abrir processo de expulsão do senador Delcídio do Amaral (MS). A CNB é integrada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A reunião foi convocada pelo presidente estadual do PT, Emídio de Souza, que, na manhã desta quinta, defendeu a expulsão de Delcídio. Na reunião, no entanto, a CNB de São Paulo decidiu delegar à executiva nacional do PT a tarefa de discutir a desfiliação de Delcídio.

Na nota, Falcão afirmou que o “o PT não se julga obrigado a qualquer gesto de solidariedade” a Delcídio. A contundência da crítica a Delcídio desagradou a bancada do partido no Senado, mas teve apoio da militância do PT. Coordenador do setorial jurídico do partido, Marco Aurélio Carvalho diz que a nota é “fruto de coragem e ousadia”. Ele diz que Falcão será marcado como o presidente que recuperou a “dignidade” do PT.