Os trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba aprovaram em assembleia realizada nesta tarde aprovaram por unanimidade indicativo de greve, que dá prazo legal para início de paralisação no transporte coletivo em 72 horas. Eles vão contra as decisões dos donos das empresas de ônibus de não pagamento de décimo terceiro salário e de demissão de dois mil funcionários.

As empresas alegam dificuldades financeiras para não realizarem os pagamentos. A Prefeitura de Curitiba notificou essas empresas cobrando um detalhamento dos problemas enfrentados por elas.

A paralisação deve começar zero hora de terça-feira (1°/12). Os trabalhadores também aprovaram que o Sindimoc entre com açoes judiciais na esfera da Fazenda Pública visando abrir a planilha do transporte coletivo, incluindo todos os custos de operação por parte das empresas.

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (SINDIMOC), relata que a categoria está perplexa e indignada. Não permitiremos que ilegalidades sejam cometidas contra os trabalhadores. O risco da atividade laboral não pode ser repassada aos funcionários, fazemos nossa parte, que é trabalhar, e exigimos receber o que nos é devido, ou seja, nossos salários e direitos garantidos por Lei, aponta o presidente.

A decisão da categoria ocorre após notificação feita pelas empresas de ônibus sobre a decisão de não pagar corretamente aos trabalhadores os salários de dezembro, janeiro e o décimo terceiro, além da intenção de demitir dois mil motoristas e cobradores, sem o pagamento de verbas rescisórias.