Atlético e Flamengo duelam neste domingo (29) em jogo que não tem serventia para nenhuma das duas equipes, estagnadas no meio da tabela. A partida, válida pela 37ª rodada do Brasileirão, teria serventia apenas para o lateral-direito Alessandro. Campeão brasileiro em 2001 pelo clube paranaense, ele deverá ser escalada pela primeira vez – e provavelmente última – no ano.

Alessandro está com 38 anos e vinha treinando no CT do Caju para manter a forma. Legalmente, ele tem condições de jogo; fisicamente, também. Mas não chegou a ser aproveitado no Brasileirão. Ficou no banco de reservas apenas uma vez, em uma partida contra o Figueirense.

Desta vez, há uma combinação de fatores favoráveis à escalação do lateral. Primeiro: o jogo contra o Flamengo não fará diferença nenhuma na tabela. Segundo: a partida é a última do ano na Arena da Baixada. Terceiro: Alessandro deverá encerrar a carreira neste ano.

O técnico Cristóvão Borges, contudo, faz mistério sobre a presença do ex-campeão brasileiro. Nos treinos da semana, ele não o escalou como titular. Entretanto, ele deve atender ao pedido da torcida e escalar Alessandro diante do Flamengo – o mais provável é que ele entre no decorrer da partida, em lugar de Eduardo. Nas outras posições, Borges dispõe dos titulares de sempre. A exceção é no meio-de-campo. Como Barrientos está suspenso, há uma vaga em disputa entre Deivid e Hernani.

Tanto Atlético quanto Flamengo estacionaram no meio da tabela. Os dois rubro-negros estão separados por apenas um ponto –o time paranaense tem 49 pontos e o carioca, 50 – e sem perspectivas de ir à Copa Libertadores ou de cair para a zona de rebaixamento.

Depois do jogo deste domingo, o Atlético ainda enfrenta o Santos, em 6 de dezembro, pela última rodada do Brasileirão.

Adversário

No Flamengo, o clima e tão de fim de feira que o técnico Oswaldo de Oliveira nem apareceu para comandar o treino. Ele teve uma audiência em São Paulo na quinta-feira (26) e não voltou. Os auxiliares Luiz Alberto e Jayme de Almeida comandaram o treino coletivo e escalaram um ataque diferente do usual, com Gabriel, Paulinho e Kayke. Eles devem ser escalados neste domingo. O peruano Guerrero está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e Emerson Sheik ficou na academia fazendo trabalho físico.

 

Atlético x Flamengo

Atlético

Weverton; Eduardo (Alessandro), Vilches, Cleberson e Roberto; Otávio, Hernani (Deivid), Marcos Guilherme, Nikão e Sidcley; Walter. Técnico: Cristóvão Borges

Flamengo

Paulo Victor; Pará, César Martins, Wallace e Jorge; Márcio Araújo, Canteros e Éverton; Gabriel, Paulinho e Kayke. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)

Local: Arena da Baixada, em Curitiba, domingo, às 19h30