SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Mais três corpos de vítimas da ruptura de uma barragem em Mariana (MG) no início do mês foram identificados, nesta sexta-feira (27). No total, 11 mortos já foram identificados e dois aguardam reconhecimento. Os três corpos são de funcionários terceirizados da Samarco, mineradora controlada pela Vale e pela BHP Billiton e presidida por Ricardo Vescovi. Oito pessoas continuam desaparecidas.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas, Edinaldo Oliveira Assis e Daniel Altamiro de Carvalho trabalhavam na Integral Engenharia Ltda. O corpo de Assis foi localizado no dia 10, e o de Daniel, no dia 15, mas a identidade deles só foi divulgada nesta sexta.

Pela manhã, a Polícia Civil de Minas havia confirmado a identificação de outro corpo resgatado na lama, o de Mateus Marcio Fernandes. Ele era funcionário terceirizado, ligado à Manserv Montagem e Manutenção SA. Entre os oito desaparecidos, há três moradores de vilarejos na faixa dos 60 anos de idade. Nesta quinta (26), a BM&F Bovespa anunciou a nova carteira do ISE, seu Índice de Sustentabilidade Empresarial, na qual não constam as ações da mineradora Vale, presidida por Murilo Ferreira.

O governo federal anunciou nesta sexta que moverá uma ação civil pública contra a Samarco, a Vale e a BHP (presidida por Andrew Mackenzie) para que criem um fundo de R$ 20 bilhões para reparar danos causados pela ruptura da barragem. A Vale informou que criou um fundo, com a BHP, para recuperação do rio Doce, mas não informou quanto investirá no projeto.

 

MORTOS JÁ IDENTIFICADOS:

Edinaldo Oliveira de Assis (Integral Engenharia LTDA)

Daniel Altamiro de Carvalho (Integral Engenharia LTDA)

Mateus Marcio Fernandes (Manserv Montagem e Manutenção SA)

Samuel Viana Albino (Geocontrole BR Sondagens SA)

Marcos Aurélio Pereira Moura (Produquimica)

Marcos Roberto Xavier (Vix Logística)

Valdemir Aparecido Leandro (Geocontrole BR Sondagens SA)

Sileno Narkievicius de Lima (Integral Engenharia LTDA)

Thiago Damasceno Santos (7 anos)

Emanuelly Vitória Fernandes (5 anos)

Claudio Fiuza da Silva (funcionário, que teve uma parada cardíaca)

2 corpos resgatados (aguardam identificação)

DESAPARECIDOS:

Trabalhadores da Samarco: Ailton Martins dos Santos (Integral Engenharia LTDA) Claudemir Elias dos Santos (Integral Engenharia LTDA) Vando Maurílio dos Santos (Integral Engenharia LTDA) Pedro Paulino Lopes (Manserv Montagem e Manutenção SA) Edmirson José Pessoa (Samarco)

Moradores: Maria Elisa Lucas (60 anos) Antonio Prisco de Souza (65 anos) Maria das Graças Celestino da Silva (65 anos)