SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Famoso por abrigar reuniões entre políticos, o hotel de luxo Royal Tulip, em Brasília, já foi pano de fundo dos dois maiores escândalos nacionais da história recente: o mensalão e os desvios na Petrobras.
Localizado às margens do Lago Paranoá, o complexo, assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake, fica próximo do Palácio da Alvorada e da Esplanada dos Ministérios.
Foi lá que, em 2002, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares deu uma festa de arromba para celebrar a passagem do Ano Novo ao lado de Lula, à época recém-eleito presidente da República.
Pouco depois, com o PT já no Planalto, foi no Royal Tulip que Delúbio passou a encontrar o empresário Marcos Valério, operador do esquema de compra de apoio no Congresso ao governo Lula. Segundo o Ministério Público Federal, esses encontros eram frequentes.
Tanto Delúbio quanto Valério acabaram condenados pelo Supremo Tribunal Federal, em 2013, por participação no esquema Valério ainda está na cadeia; Delúbio, após quase onze meses em regime semiaberto, está em prisão domiciliar desde setembro do ano passado.
Passados quase dez anos desde a eclosão do escândalo do mensalão, em 2005, a Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta (25), o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS).
O senador é acusado de obstruir as investigações da Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção bilionário na Petrobras. É a primeira vez desde pelo menos 1985 que o Supremo manda prender um senador no exercício do mandato.
O Senado ainda terá que decidir sobre a manutenção da prisão. Por ter foro privilegiado, a Constituição estabelece que, em casos de prisão em flagrante, “os autos serão remetidos dentro de 24 horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão”.
No dia anterior (24), a PF havia prendido outro personagem associado ao escândalo no hotel ao lado, administrado pelo mesmo grupo, o Golden Tulip. O pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, iria depor na CPI do BNDES, mas foi conduzido à Superintendência da PF em Curitiba.
Bumlai, que já foi um dos maiores criadores de gado do país, entrou na mira dos investigadores por suspeitas de que teria ajudado a quitar dívidas de campanha do PT, o que ele nega ter feito.
CENA CÉLEBRE
Também alvo da Lava Jato, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já ocupou um apartamento no Royal Tulip, em 2003. A suspeita era de que as despesas teriam sido bancadas pelo empresário Lúcio Bolonha Funaro. Em 2005, quando o caso foi revelado na imprensa, ambos negaram irregularidades.
Suspeitas parecidas também recaíram em 2007 sobre o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). À época, as denúncias de que um lobista da empreiteira Mendes Júnior pagava contas pessoais do peemedebista, inclusive um flat no Royal Tulip, o levou a renunciar ao mesmo cargo que voltou a ocupar hoje: o de presidente do Senado. O caso é alvo de ação na Justiça.
O Golden Tulip, que fica ao lado do Royal, também imortalizou uma cena que virou febre na internet. Foi no hotel brasiliense que a atriz Paola Oliveira, da série da TV Globo “Felizes Para Sempre”, gravou uma cena em que, na pele de uma garota de programa, aparece de costas para a câmera, usando só uma calcinha.