Até o início da manhã deste sábado (28), no site Reclame Aqui, as 10 lojas com mais reclamações somavam mais de 2.500 registros de insatisfação. Ao todo,  o site registrou 4.400 reclamações de consumidores durante a edição 2015 da Black Friday. A contagem começou às 10h de quinta-feira, dia 26, quando os consumidores começaram a escolher se aquela queixa se referia ou não às promoções do evento. O número representa praticamente um terço do volume em 2014, quando foram realizadas mais de 12 mil reclamações.

Em 2014, foram 12 mil denúncias. KaBuM!, Americanas.com e Submarino figuravam o topo da lista. Ainda segundo o serviço, propaganda enganosa, problemas na finalização da compra e divergência de valores foram os três principais motivos que resultaram em reclamações. Smartphones e celulares foram os produtos com maior número de registros de insatisfações durante a compra.

Mesmo campeã de reclamações, as compras online já haviam movimentado R$ 929 milhões até o início da noite de ontem. No ano passado, durante toda a promoção no país, o varejo pela internet faturou R$ 872 milhões, conforme a ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude. A expectativa é de que, neste ano, o faturamento seja 12% maior do que em 2014. De acordo com o levantamento, foram realizados 2 milhões de pedidos. Já o valor médio gasto por compra era de R$ 515, 27,5% a mais do que na Black Friday do ano anterior.

Mais reclamadas BLACK FRIDAY 2015

KaBuM!
 701

Americanas.com – Loja Virtual
 495

Submarino
 442

Extra.com.br
192

Netshoes
177

Magazine Luiza – Loja Virtual – Site e Televendas
154

Casas Bahia – Loja Virtual
 139

Ponto Frio – Loja Virtual
135

Shoptime
 132

WalMart (Loja Virtual)

121