VINÍCIUS PEREIRA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma prova longa, mas, com exceção de matemática, não tão difícil. Essa era a impressão dos alunos que saíam da primeira etapa do vestibular da Fuvest neste domingo (29).
“A prova não estava muito difícil, mas matemática estava complicado”, disse Luiz Henrique dos Santos, 17, que presta vestibular para o curso de design.
Lucca Compiani, 17, prestou o vestibular para o curso de matemática. Para ele, a parte de exatas era a mais complicada da prova.
“Comparando com os simulados, exatas estava mais difícil e humanas mais fácil do que nos outros anos”, afirma.
Até quem não prestava vestibular há um tempo não achou a prova muito difícil.
“Não estava tão difícil, e eu não estudo faz tempo para uma coisa tão específica”, disse Ana Caperuto. Formada em biologia e letras pela USP, ela tenta agora uma vaga para oceanografia.
“Era algo que eu queria desde muito moça, mas na minha época não existia, então agora quero passar”, disse, sem revelar a idade.
Outros estudantes debatiam o conteúdo em frente ao campus da Uninove, na Barra Funda, em São Paulo.
Para Arthur Rodrigues, 21, que prestava o vestibular por uma vaga em psicologia, a prova não apresentou grandes questões sobre atualidades, mas abordou temas gerais e, principalmente, cobrou dos alunos muitas fórmulas e interpretação de texto.
“Não foi uma prova impossível, mas as pessoas que estavam bem ligadas as fórmulas se deram melhor”, avaliou.
Dos 142.721 candidatos esperados para o exame, não comparecem 13.922. O índice de abstenção, de 9,8%, foi menor do que o registrado no ano passado, de 10,2%.
Nenhum incidente foi registrado durante a realização das provas, segundo a Fuvest. Até o momento, nenhuma das questões foi anulada.
Os candidatos responderam a 90 perguntas de múltipla escolha, que abarcam disciplinas do ensino médio, como biologia e história, e interdisciplinares. Para ser convocado para a próxima fase, em janeiro, o estudante precisa ter uma pontuação na primeira fase igual ou superior à nota de corte da carreira.
ENTRADA
A chuva que começou a cair em São Paulo no início da tarde atrapalhou estudantes que iam para os locais de prova. No Colégio Dante Alighieri, na região da av. Paulista, a reportagem presenciou alguns vestibulandos chegando encharcados.
A expectativa entre os candidatos a uma vaga na USP era de uma prova longa e de nível parecido com anos anteriores. Cerca de 143 mil candidatos participam do processo seletivo.
Neste ano, a concorrência deve ser bem maior em relação ao ano passado, devido a uma redução na quantidade de vagas. Em vez das 11.057 vagas anteriores destinadas à USP, por exemplo, agora serão 9.568 vagas.
PRÓXIMA FASE
A lista de convocados e os locais de prova da segunda fase do vestibular devem ser divulgados no dia 21 de dezembro. Os exames serão aplicados em janeiro.
Estão em disputa neste ano 9.568 vagas na USP e na Santa Casa. Outras 1.489 (13,4%) serão, pela primeira vez, selecionadas pelo Sisu (sistema federal), por meio do Enem. A adesão à seleção federal ficou a critério de cada unidade.
Medicina no campus de Ribeirão Preto é o curso mais disputado na Fuvest deste ano -são 71,9 candidatos por vaga. Em segundo lugar está psicologia, com 59,8, seguido do curso de medicina em São Paulo (58,8).