Construído sobre a plataforma modular MQB, o novo Passat é equipado com a versão atualizada do motor 2.0 TSI, a mesma do Golf GTI. Este propulsor gera 220 cv e torque de 35,7 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 6,7 segundos e a velocidade máxima é de 246 km/h. 

Apesar do comprimento ter encolhido 2 mm (agora mede 4.767 mm), o sedã alemão ganhou maior espaço interno com a ampliação do entre-eixos em 79 mm (total de 2.791 mm). Segundo a marca, com a nova plataforma as rodas dianteiras foram deslocadas 29 mm em direção ao para-choque dianteiro, e as rodas traseiras, 17 mm em direção ao para-choque traseiro, o que garantiu ampliação do habitáculo em 33 mm.

A altura foi reduzida em 14 mm (1.456 mm), mas a imponência é garantida pela largura 12 mm maior (1.832 mm). Por dentro, a principal novidade é o quadro de instrumentos totalmente digital, igual ao do Audi TT. Chamado de painel digital programável, apresenta todos os instrumentos virtualmente via software.

Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são implementados em hardware. Esta tecnologia também permite que as informações de navegação sejam mostradas em 2D ou 3D em sua tela de 12,3 polegadas. Além disso, as informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros.